Lacra - Conceito, o que é, Significado

A palavra lacra não tem uma origem precisa, mas provavelmente venha do vocábulo lacre, que é uma pasta de cor vermelha que quando derrete serve para fecha uma carta ou selar um documento, desta maneira, garante sua autenticidade. Se levarmos em conta a palavra lacra, este termo leva uma marca que serve para identificar alguém.

A lacra pode compreender três situações diferentes: as marcas ou sequelas de uma doença, o defeito moral que deixa uma marca na pessoa ou para referir-se depreciativamente de uma pessoa e, por último, quando representa algo de mal para a sociedade.

Sequelas de uma doença física ou de uma atitude imoral

Certas doenças deixam algum tipo de sinal em seus pacientes e estes sinais ou marcas são conhecidos como lacras. Da mesma maneira, os defeitos de ordem moral também deixam algum tipo de sinal visível, por exemplo, num olhar ou num gesto.

Para referir às pessoas

Costuma-se dizer que uma pessoa é lacra quando tem um comportamento que prejudica a si mesmo e aos demais. Neste sentido, este termo é utilizado para referir-se às pessoas que não trabalham e não contribuem em nada para a sociedade; são pessoas vadias que só querem tirar vantagem dos outros e agem como se fossem parasitas. Em português, alguns sinônimos são utilizados como preguiçoso, inútil, folgado ou safado. O uso desta palavra tem outros significados igualmente negativos em alguns países latino-americanos (por exemplo, na Argentina é sinônimo de mesquinho; no Equador equivale a uma má pessoa e na Colômbia é usado para se referir a pessoas indiscretas).

Lacras sociais

Para referir aos vícios ou atitudes prejudiciais à sociedade, costuma-se empregar o termo lacra, da qual acumulou o conceito de "lacra social". Para que algo receba esta qualificação tão depreciativa deve haver um comportamento indesejável ou então um problema social de primeira ordem. Neste sentido, o alcoolismo, a dependência de drogas, o terrorismo, a corrupção, a intimidação, a desnutrição infantil e a violência de rua são alguns dos problemas sociais considerados uma lacra social.

Deve-se levar em conta que este tipo de realidade é algo mais do que um problema e provoca consequências no conjunto da sociedade.

Imagem: Fotolia. auremar

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: