Irmandade - Conceito, o que é, Significado

A palavra irmandade vem de irmão. Significa que a pessoa tem um vínculo de sangue com a outra através de um ou dos dois progenitores. A palavra irmão está no campo semântico das palavras afins: irmã, irmanar e irmandade.

A ideia de irmandade expressa uma relação entre duas ou mais pessoas. No caso de irmãos a relação é consanguínea e normalmente afetiva. No entanto, quando várias pessoas têm estreitos laços emocionais também é possível falar de irmandade entre eles, pois se comportam como se fosse irmãos, ou seja, se ajudam entre si e têm um sentimento de afeto.

Em certas ocasiões, o conceito irmandade se apresenta como um desejo entre os indivíduos de um grupo e, inclusive, costuma-se dizer sobre a irmandade entre homens como sinônimo de fraternidade e boa convivência.

Do ponto de vista institucional, existe a irmandade entre as cidades, elas que compartilham elementos comuns, normalmente do tipo histórico.

As irmandades religiosas

Outra variante deste conceito se manifesta no campo religioso. A irmandade religiosa equivale a um grupo de pessoas que compartilham certas crenças e valores relacionados a algum aspecto religioso.

Na tradição católica espanhola e da América Latina existem irmandades criadas para adorar um santo ou a Jesus Cristo na tradicional Semana Santa

Os membros de uma irmandade religiosa estão unidos exclusivamente a um culto qualquer (por exemplo, uma imagem religiosa) e possuem atividades e profissões diferentes entre si. Compartilham um sentimento, uma fé e outras considerações irrelevantes.

Do ponto de vista popular, as irmandades são muito parecidas com as confrarias, mas há uma diferença fundamental entre elas. Enquanto que na irmandade há uma pluralidade de indivíduos (no social, econômico ou profissional), nas confrarias as pessoas associadas compartilham uma profissão (por exemplo, uma confraria de pescadores). Esta diferença é de caráter formal e tem um sentido histórico. De fato, com o passar do tempo muitas confrarias se tornaram irmandades.

A partir de outra perspectiva, algumas ordens religiosas utilizam a palavra irmão para referir aos membros de uma comunidade, algo semelhante que ocorre com outro tipo de entidade não religiosa, como mostra a maçonaria. Em ambos os casos, os integrantes destas associações tentam conviver em irmandade.

Imagem: iStock. dolgachov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: