Íon - Conceito, o que é, Significado

IonesO íon é uma partícula eletricamente carregada e pode ser um átomo ao falarmos de partículas muito pequenas ou moléculas se seu tamanho for maior.

Para que um íon tenha carga elétrica ele deve ganhar ou perder elétrons devido à estrutura interna dos átomos. Os íons se formam porque perdem ou ganham elétrons (isso não acontece com os prótons e os nêutrons, pois estão muito próximos do núcleo do átomo).

Existem dois tipos de íons: os ânions e os cátions

O ânion é um íon que possui carga negativa porque ganhou elétrons (um átomo de flúor neutro tem ao seu redor nove elétrons e se ganha mais um tem um total de dez, portanto, tem uma carga negativa maior). Um cátion é um elemento químico que tem carga positiva, pois eles perdem elétrons (por exemplo, se temos um átomo de berilo neutro com quatro elétrons dando voltas em sua crosta e dois deles saltam por algum motivo, o berilo fica com dois elétrons que ao combinar com os quatro prótons ficam positivos).

Na tabela periódica dos elementos, os metais costumam ter carga positiva enquanto que os não metais normalmente têm carga negativa porque ganham elétrons.

Os íons negativos são os positivos

Os especialistas em biomagnetismo (o magnetismo aplicado aos fenômenos da vida) enfatizam que os íons negativos se apresentam na natureza nos lugares de clima úmido e onde há uma condensação atmosférica. Nas áreas onde há este clima, normalmente há uma maior atividade social, cultural e artística. Desta forma, embora o termo negativo seja pouco favorável, no caso dos íons não é assim.

A partir do princípio do biomagnetismo, entende-se que é possível utilizar imãs para equilibrar algum desajuste de nossa saúde. Desta maneira, são reguladas as cargas elétricas do próprio corpo para recuperar a saúde perdida.

Teoricamente, podemos mencionar uma série de aspectos positivos da nossa saúde causados pelos íons negativos do ambiente ou pela implantação de ímãs no corpo: uma melhora em nossa respiração, um estímulo para a atividade sexual, a reprodução e um estímulo para nossa memória.

O biomagnetismo é uma disciplina relativamente recente, por isso ainda gera uma série de dúvidas em relação a sua eficácia.

Imagem: iStock. Susanna58

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: