Interseção - Conceito, o que é, Significado

IntersecaoA interseção é o lugar do espaço geométrico em que os pontos ou linhas se encontram. Este conceito pode ser aplicado igualmente em dois planos de uma figura.

Foi o matemático grego Euclides quem descreveu pela primeira vez esta ideia em sua obra “Os elementos”. Segundo Euclides, o ponto de interseção indica o lugar exato onde dois segmentos se cruzam. Esta união é indicada na geometria por algum símbolo (normalmente o +).

Segundo a geometria euclidiana, em um ponto podem passar infinitas retas e planos, sendo que este princípio é uma das ideias fundamentais deste ramo da matemática.

A noção de interseção geométrica está baseada na observação intuitiva da realidade e é um conceito básico da geometria

Logicamente, trata-se de um elemento que é aplicado a todo tipo de descrição (topográfica, arquitetônica ou simplesmente descritiva).

O termo interseção é empregado também para descrever alguns pontos do espaço urbano, assim como na circulação viária ou na observação de um plano. Quando falamos sobre o cruzamento de estradas significa que este é o local de uma interseção e o ponto de união que se convergem.

Interseção de conjuntos

A ideia de interseção tem um sentido matemático diferente da geometria. Dentro da denominada teoria de conjuntos este conceito é usado para descrever os elementos compartilhados por dois ou mais grupos de conjuntos abstratos.

Vamos pensar em dois conjuntos diferentes: o A e o B. A interseção de ambos é outro subconjunto ou um conjunto que compartilha os elementos A e B. Se não há elementos compartilhados entre ambos, a interseção não existe e se torna um conjunto vazio.

A interseção ou conjunto tem uma série de propriedades ou características (a propriedade associativa, comutativa e o elemento absorvente são algumas das mais conhecidas). Estas características são equivalentes às existentes entre os números.

A teoria de conjuntos é uma disciplina auxiliar da matemática e que se aplica na geometria e na realidade numérica.

Na área escolar, o conceito interseção estuda a descrição dos diagramas de Venn e que na vida cotidiana empregamos esta ideia com mais frequência do que parece à primeira vista, já que os elementos compartilhados das duas realidades ou conjuntos existem em qualquer circunstância cotidiana.

Imagem: iSTock. OfirPeretz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: