Interdependência - Conceito, o que é, Significado

InterdependenciaA globalização é um fenômeno que afeta as relações humanas totalmente, tanto no tipo social, como no econômico e também no político. A globalização significa que tudo o que nos rodeia tem um grau de interdependência. As relações e os vínculos deixaram ser hierárquicos e dependentes; há um plano de interdependência na maioria das áreas.

Do ponto de vista social, o ser humano é interpendente, no sentido de que cada indivíduo pode influenciar os demais e o mesmo ao contrário. Vivemos em uma espécie de rede coletiva e nossa comunicação está dentro de um sistema de relações recíprocas.

Já do ponto de vista econômico, um fenômeno isolado pode ter consequências globais. Vamos imaginar uma produção, se as matérias-primas ficarem escassas, o preço do produto pode variar e haver uma repercussão mundial.

O meio ambiente é outra dimensão do componente interdependente de nossa civilização. O degelo dos polos ou a contaminação atmosférica em certas áreas pode causar efeitos negativos em outros lugares.

Deve-se levar em conta que a ideia de globalização envolve certo grau de interdependência coletiva, na qual se manifesta através da economia, da cultura, como também nas ideias e na arte.

A ideia de interdependência é essencial para compreender o mundo em que vivemos. Por um lado, vivemos em um sistema econômico, o capitalismo, que é majoritário no planeta e, portanto, suas regras são aplicadas em todas as atividades trabalhistas e comerciais. Por outro lado, a interdependência se manifesta através da especialização, do conhecimento e também no trabalho.

De certa forma, o termo interdependência descreve a realidade como se fosse um sistema único, na qual cada membro se projeta em relação aos demais. Não devemos pensar que um fenômeno seja exclusivo da globalização, pois na dimensão local também há relações de interdependência. Vamos imaginar uma rua repleta de salões de beleza. A competição entre elas é positiva para o consumidor, estimula a inovação e não desnivela os preços. Este exemplo ilustra o equilíbrio imposto em uma relação de interdependência.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: