Interculturalidade - Conceito, o que é, Significado

O termo interculturalidade se refere à diversidade cultural que se manifesta na sociedade atual. Se levarmos em conta como referência as grandes cidades, vamos encontrar pessoas de variadas origens étnicas, línguas diferentes e tradições culturais bem diversificadas. Para que a convivência entre as pessoas seja harmoniosa é necessário promover valores como a integração, a tolerância e o respeito mútuo. Assim, a interculturalidade é justamente uma aposta da aceitação e da normalização das diferenças sociais.

Interculturalidade e multiculturalidade

Estes dois conceitos apresentam semelhanças e diferenças e se assemelham a uma ideia fundamental: que a sociedade não é homogênea, mas sim plural. Entretanto, há uma diferença notável, já que a multiculturalidade expressa as diferenças como um fato objetivo e a interculturalidade aspira que estas diferenças se traduzam em plena integração das culturas. Desta maneira, a interculturalidade tem um componente reivindicativo e transformador, uma vez que propõe superar a multiculturalidade.

Desafios da interculturalidade

Ao longo da história, as diferenças religiosas, étnicas e culturais constituíram um argumento para justificar a exclusão social de alguns grupos

Neste sentido, a interculturalidade pretende criar um marco de convivência na qual nenhum grupo se veja discriminado por algum aspecto diferenciador.

As diferenças entre um grupo e outro não podem envolver nenhuma forma de desigualdade. Na verdade, a sociedade tradicional estabelece hierarquias baseadas nos aspectos diferenciadores. Nesta linha de pensamento, a interculturalidade se baseia em um critério ético: todas as culturas merecem o mesmo respeito.

Um dos campos de atuação da interculturalidade é área educacional

Assim, há países que colocam em prática programas escolares para que estudantes de diferentes culturas tenham uma relação satisfatória e um plano de igualdade.

A interculturalidade expressa o desejo de uma melhor convivência entre os seres humanos. No entanto, trata-se de um caminho com todo tipo de obstáculos: a superação dos preconceitos, problemas linguísticos e a hegemonia histórica de alguns grupos sobre outros. Definitivamente, a interculturalidade é uma aposta pela inclusão social do conjunto da cidadania, uma questão que deve ser abordada na escola, nos meios de comunicação, na legislação e na vida cotidiana.

Imagem: iStock. Joel Carillet

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: