Insegurança - Conceito, o que é, Significado

InsegurancaA insegurança é a ausência de segurança. E a segurança é a tendência à proteção de algo, dos bens próprios e dos diversos aspectos da vida.

Segundo alguns antropólogos, a necessidade de segurança é uma motivação primária do ser humano. Precisamos ter certas garantias em relação aos diferentes aspectos da vida como alimentação, trabalho e abrigo. Entretanto, a tendência à segurança é quase que ilimitada e prova disso é que existem seguros de todos os tipos: seguro contra incêndio, roubo, para o lar, em acidente de carro e muitos outros que coloquem em perigo a segurança de uma pessoa.

Assim, tudo aquilo que põe em perigo a segurança de alguém provoca uma sensação de insegurança. Este tipo de sensação é incômodo, pois vem acompanhado de uma dose de incerteza e mal-estar.

Então, o que pode nos trazer insegurança? Em primeiro lugar, o perigo, em qualquer tipo de manifestação. Por outro lado, os medos interiores também criam uma sensação de instabilidade pessoal. A incerteza em relação ao futuro também pode nos afetar como fator de insegurança.

Há terapeutas e psicólogos que tentam amenizar os efeitos negativos de insegurança para colocar em prática estratégias que equilibram o desajuste emocional relacionado a essa sensação.

De certa forma o que se tenta é manter um equilíbrio entre a segurança e a insegurança. Necessitamos de mínimas garantias para permitir que enfrentemos a vida com um pouco mais de tranquilidade e, paralelamente a isso, é impossível ter tudo sobcontrole e estar plenamente seguros. Esta ambivalência é impossível de resolver e se relaciona à própria vida. Não podemos esquecer que quase tudo está sujeito a probabilidades, que não existe um sistema infalível que nos permita estar convencido da segurança de algo, apenas podemos tentar prever os problemas e não assumir riscos desnecessários. De todas as maneiras, a insegurança também é útil porque nos permite ativar um estado de alerta para enfrentar a indefinição e as incógnitas que nos rodeiam.

Existem certas atividades e sistemas que tem como propósito manter a segurança, ou melhor, evitar a insegurança. Assim temos a policia, o sistema judiciário, a vigilância sanitária e todos os demais sistemas de prevenção de riscos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: