Inovação - Conceito, o que é, Significado

Inovacao

Inovação significa o fenômeno em que uma determinada mudança técnica consegue mudanças significativas tanto na área econômica como na social. Desta afirmação se deduz que não é qualquer variação tecnológica que pode atingir a inovação, a não ser aquela que apresente melhor solução às necessidades sociais pré-existentes. O teórico mais reconhecido em tratar este tópico é Joseph Alois Schumpeter.

Shumpeter define o conceito mencionando um novo modo de produção que faz com que os fatores envolvidos se combinem de uma nova forma com um impacto profundo na economia e na sociedade, destruindo as relações prévias e dando lugar a uma nova ordem; é por isso que para Shumpeter, a característica fundamental do capitalismo é a destruição criativa, a mudança constante que deixa continuamente atrás estruturas para dar lugar a outras.

Este processo vai acompanhado da aquisição de uma posição monopólica temporária por parte do agente econômico que tenha sido o causador da mudança; de fato, ao falar de uma nova maneira em combinar os fatores produtivos, apenas o agente pode usufruir, pelo menos até que este conhecimento se torne público, mas essa vantagem temporária fará possuir uma significativa participação de mercado com grandes resultados. A partir desta perspectiva é evidente um afastamento de Shumpeter da visão neoclássica, que enfatiza a concorrência perfeita para explicar o capitalismo. Neste caso, o capitalismo seria um processo de busca de contínua inovação para alcançar uma posição preponderante (monopólica) no mercado.

Alguns exemplos esclarecedores para referir-se à inovação podem ser os seguintes: a imprensa, que tornou possível o acesso da informação contida em códices ao público em geral; a ferrovia, que permitiu aproximar as distâncias facilitando a locomoção de mercadorias e matérias primas; o telégrafo, com suas possibilidades de comunicação remota; e o motor de combustão, voltado para o desenvolvimento dos meios de transporte.

Na atualidade o processo descrito se torna notório quando observamos as soluções que surgem diante de problemas que antes pareciam impossíveis de resolver. Considerando, por exemplo, a escassez de petróleo temida uma década atrás; hoje, além do surgimento e aperfeiçoamento de novas formas de conseguir energia, podemos contar com a extração de petróleo não convencional, bem como com as notícias de produção artificial. Não é de surpreender que o futuro depare com mais surpresas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: