Inimizade - Conceito, o que é, Significado

A inimizade é um sentimento de enfrentamento com o outro. É contrária à amizade e vem acompanhada de algum motivo que explique a rejeição em relação ao outro.

A ideia de inimizade possui dois elementos: normalmente são duas pessoas, mas também podem ser duas nações ou entidades. Ambas mantém uma má vontade com o outro, o que seria estranho ou irracional se seguissem a mesma direção.

A inimizade é um sentimento intenso, tão intenso como a amizade, porém ao contrário

Entretanto, como em todos os sentimentos humanos existem graus e níveis diferentes. Assim, a inimizade pode ser expressa de forma moderada, mas em certas ocasiões, de maneira mais intensa. Da mesma forma que se declaram inimigos quando uma das partes manifesta uma posição contrária a do outro (esta circunstância acontece em casos de conflito armado entre duas nações). Existe a possibilidade de que a antipatia ou a batalha existente seja silenciosa ou, pelo contrário, são acompanhadas por alguma ação de enfrentamento (entre as torcidas rivais de futebol acontecem momentos de conflito e briga).

Frequentemente, a inimizade acompanha alguma traição, um enfrentamento ou um mal-entendido

Em todo caso, é um sentimento desagradável, pois estão associadas a outras emoções negativas como a raiva, o ódio, a inveja e o ciúme.

Da mesma forma que o amor e o ódio, a amizade e a inimizade aparecem bastante unidas. De fato, grandes amigos podem se tornar inimigos. A dualidade entre a amizade e a inimizade está presente em todas as áreas das relações humanas como no trabalho, esporte, entre vizinhos ou na família. Pode-se dizer que a rivalidade entre duas pessoas ou entidades é semelhante ao enfrentamento que existe em outras ordens da natureza, por exemplo, a que existe entre alguns animais.

Um aspecto que se deve levar em conta em relação ao enfrentamento característico da inimizade é sua “necessidade”. Vamos pensar no futebol como exemplo, o Real Madri precisa do seu inimigo Barcelona, o Boca Juniors do River e a Inter da Juventus. Se neste contexto o inimigo não existisse, desapareceria a magia e a paixão deste tipo de disputa.

Entre os diversos aspectos relacionados a este conceito, não devemos esquecer a possibilidade de encontrar uma solução para terminar esse enfrentamento, ou seja, encontrar uma reconciliação.

Imagem: iStock - benoitb

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: