Informação - Conceito, o que é, Significado

Informacao

Denomina-se informação a um conjunto de dados relativos a qualquer área da experiência humana. Assim, pode-se falar de informação científica, jornalística, econômica, educativa, etc. Vale destacar que a existência de informação não significa necessariamente a existência de conhecimento de modo que envolve, além disso, uma correta inter-relação de dados compreensíveis que permita explicar uma interpretação fidedigna da realidade objetiva.

Na atualidade, o acesso e o processamento à informação atingiu um nível extraordinário em relação a épocas precedentes. A existência da Internet pode ser considerada como um grande banco de dados em constante formação e que democratizou o acesso à informação. Nunca foi tão produzido, armazenado, processado e exibido na história da humanidade, tal nível de informação. Além disso, diante dessa onda de informações, os mecanismos de busca foram aperfeiçoando suas técnicas para que os dados fossem alcançados cada vez mais com maior facilidade.

No entanto, antes desta enorme revolução que atingiu a rede e a produção, a distribuição de informação esteve atribuída a diversos processos em diferentes períodos históricos. Assim, nas comunidades primitivas, a circulação de informação era realizada de modo oral com a utilização de mensageiros, artistas que cantavam epopeias, etc. Após o surgimento da escrita, a informação pode desvincular-se do narrador oral e deixar declarações permanentes de acontecimentos, dados, notícias, interpretações, etc. Desta forma, a escrita foi adotada por diferentes meios de comunicação, como por exemplo, o papiro, pergaminho, códices, etc. No entanto, todos estes métodos de recopilação eram muito caros se levarmos em conta os limites da época. É por isso que o surgimento da imprensa pode ser considerado como a primeira revolução relacionada a este tema. Neste momento eram necessários de copistas para a reprodução de obras, sendo que eram extremamente caros devido a enorme quantidade de tempo gasto. Mais adiante, a imprensa permitiu o acesso de livros e jornais para o público com as noticias mais importantes.

Após a invenção da imprensa, a internet tenha sido talvez a maior revolução no que se diz respeito à informação. De fato, a produção e o processamento de informação em um só dia pode na atualidade equiparar a de muitos anos do passado, sendo isso um fenômeno que está longe de acalmar-se e que tem muito a percorrer.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: