Inferência - Conceito, o que é, Significado

InferenciaO verbo inferir é algo que vai além da compreensão literal de uma informação dada, portanto, a inferência pode ser definida como a conclusão ou um julgamento de valor tirado dessa informação.

Um exemplo disso pode ser abordado a partir do seguinte texto: “Meu pai nasceu no mesmo ano que o homem chegou à Lua”. Então, se perguntássemos a alguém quando nasceu meu pai e esta pessoa respondesse que foi em 1969, estaríamos fazendo uma inferência, pois o texto não mostra o ano de forma explícita.

O processo de inferência

Para chegar à conclusão anterior, a pessoa que respondeu esta questão teria que ler o texto primeiramente para depois entender o conteúdo, refletir sobre o tema, lembrar-se de conhecimentos anteriores e, finalmente, dar uma resposta.

A partir disso, pode-se dizer que a inferência pode ser utilizada em três fases diferentes. Haveria uma primeira antes de receber a informação através da qual simplesmente pelo contexto se podem fazer certas previsões ou hipóteses sobre o tema. Posteriormente, enquanto se recebe a informação já é possível formular inferências ou reformulá-las se acreditar que estão erradas. E por último, uma vez recebida toda a informação, pode-se diferenciar entre os dados explícitos recebidos e as ideias que se inferem da mesma.

Estatística inferencial

No campo da matemática e da estatística também é usado o termo inferência para referir-se às deduções que podem ser realizadas a partir da observação de certos elementos. A estatística pode ser dividida em dois grandes ramos: a descritiva e a inferencial. Enquanto a primeira se refere basicamente em coletar dados, organizá-los e classificá-los; a estatística inferencial estuda as previsões que são feitas a partir desses dados.

As previsões deste ramo da estatística são realizadas sobre grupos de amostras que representam o total da população, sendo muito importante ter alta confiança nos métodos utilizados para o estudo desses dados.

A estatística inferencial é o conjunto de técnicas que permite obter conclusões que excedem os limites do conhecimento obtido a partir dos dados originais.

Um exemplo deste tipo de inferência são as pesquisas eleitorais, estas que fazem previsões dos resultados gerais baseados nos dados obtidos de uma mostra reduzida da população.

Imagem: iStock. Geber86

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: