Importunar - Conceito, o que é, Significado

ImportunarImportunar significa incomodar outra pessoa. Trata-se de uma ação que causa incômodo e rejeição na pessoa afetada.

Ao importunar alguém estamos mexendo com essa pessoa de alguma maneira. Pode ser de forma leve ou moderada (por exemplo, quando uma pessoa está concentrada numa leitura e a outra lhe interrompe com uma pergunta) ou de forma constante (quando é feita uma interrupção atrás da outra e não deixa o outro tranquilo). O ato de importunar sempre implica em algo grau mais ou menos intenso.

Além do mal que se cria, é considerada uma ação de má educação e inclusive uma grosseria. Suponhamos que duas pessoas estão conversando tranquilamente e uma terceira interrompe sem permissão e lhes pede informação sobre algo. Neste caso, não estamos diante de uma situação grave, mas claramente incorreta.

Existem muitas formas de importunar

Fazendo barulho quando outra pessoa está em silêncio e concentrada; quando se insiste de maneira persistente em um assunto ou ao agoniar alguém com perguntas.

Nem sempre é uma ação deliberada a não ser que possa ser realizada de maneira inconsciente e sem nenhuma má intenção.

As crianças importunam

As crianças se encontram em uma etapa de formação permanente e seu processo de socialização é lento e complexo. Quando começam a falar despertam simpatia ao seu redor. Entretanto, necessitam ser corrigidos com certa frequência para saber como devem se comportar corretamente.

Além do processo de adaptação à sociedade e de aprendizagem, as crianças têm muita energia e são inquietas por natureza. Estas circunstâncias fazem com que em certas ocasiões possam incomodar seus pais ou as pessoas do seu convívio. Esta atitude pode ser engraçada, pois agem com inocência. Apesar disso, é recomendado que pouco a pouco fossem corrigidas essas atitudes.

Há situações típicas em que as crianças são irritantes porque alteram a ordem ou a tranquilidade de um lugar. Isto acontece quando uma criança grita em um avião, em um restaurante ou vendo um filme. Alguns pais não são favoráveis em corrigir essa conduta, pois consideram que seu filho ou filha devem se expressar com naturalidade. Este comportamento é claramente discutível e, inclusive, é considerado um sinal de má educação por parte dos pais que permitem que seus filhos incomodem as outras pessoas.

Imagem: iStock. Marc Dufresne

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: