Impacto - Conceito, o que é, Significado

O impacto é uma colisão ou o choque de um objeto sobre algo. Do ponto de vista físico, para que haja um impacto é necessário que aconteça uma série de variáveis, tais como: velocidade, força, aceleração ou massa. Ao mesmo tempo, há algo que acontece em qualquer tipo de impacto: a ação da gravidade.

O impacto tem importância em função de suas consequências. Assim, durante a circulação de veículos de todos os dias acontecem batidas ou choques com extrema intensidade e consequências variáveis. Na hora de estudar todas as circunstâncias que envolvem esses acontecimentos, podemos citar alguns: a situação da calçada, a visibilidade, a sinalização, o estado físico do condutor, etc. É necessário entender tudo o que envolve o impacto para realizar uma avaliação correta.

A análise de um impacto extrapola diversos campos e setores

A criminologia analisa o impacto de uma bala. No tênis, calcula-se a velocidade do saque através do impacto da raquete com a bolinha. O conhecimento do meio natural também fala do impacto meio-ambiental, desta forma, a palavra impacto normalmente tem um sentido negativo. Há situações extraordinárias em relação à colisão ou um choque como o impacto de um meteorito sobre a Terra.

O impacto emocional

O efeito de algumas notícias em nosso estado de espírito pode ser intenso como uma batida de carro. Esta semelhança que acontece em nosso exterior e interior é conhecida como impacto emocional.

Trata-se de uma notícia dolorosa, normalmente repentina e inesperada. Com estes fatos, é lógico que teremos uma convulsão interior de grande intensidade.

Os psicólogos têm estudado o fato que pode ocasionar um impacto emocional

Suponhamos que alguém recebe uma má notícia: o médico anuncia que você tem câncer. Inicialmente se produz um choque. Em seguida, sente-se medo e confusão. Posteriormente, é previsível sentir-se derrotado ou culpado. Inclusive, é muito provável ter a ideia de estar sofrendo uma injustiça. Todos estes elementos ocasionam um impacto emocional e em certas ocasiões é necessária a ajuda de um especialista para superar tal fato.

Este tipo de relação está associado a notícias negativas, mas as positivas também provocam um sentimento semelhante (a paralisia, a euforia e um bloqueio generalizado).

Imagem: iStock. mbears

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: