Iluminismo - Conceito, o que é, Significado

O termo Iluminismo, também conhecido como Ilustração, se refere a um movimento intelectual nascido no continente europeu no século XVIII que defendia o uso da razão, questionado, entre muitas outras questões, o Antigo Regime e o poder absoluto da Monarquia. É por isso que este século é conhecido como o “Século das Luzes”.

O Iluminismo teve sua origem na França e seus principais promotores se encontravam na classe média. A ascensão da burguesia na escala social fez com que esta forma de pensar adquirisse maior presença nos círculos de poder e, pouco a pouco, foi se infiltrando na sociedade até ser capaz de provocar grandes mudanças tanto políticas como sociais.

A influência do Iluminismo foi fundamental para entender importantes acontecimentos históricos que teriam lugar nos próximos anos como a Guerra da Independência dos Estados Unidos ou a Revolução Francesa.

O Século das Luzes

Durante os séculos XVI e XVII as principais correntes de pensamentos mantiveram uma visão racionalista. Assim mesmo, a divisão de classes da sociedade e o poder absoluto da monarquia, movido pela divindade, se fazem presente em todos os lugares da Europa.

Mas pouco a pouco essas ideias racionalistas e o espírito de independência foram crescendo entre as camadas mais altas da sociedade, sendo especialmente de profundo alcance na corte do rei Luis XV, na França. Há um crescente interesse pela filosofia manifestada diretamente em uma crítica direta sobre os pilares da sociedade da época.

Esta base de sustentação que brota do fenômeno do Iluminismo ou da Ilustração não se caracteriza por uma profunda carga filosófica, mas é de extrema importância para a história e especialmente para a política.

O ideal implícito nesta corrente de pensamento era levar a luz até os lugares mais obscuros da sociedade, permitindo que o homem fosse guiado apenas pela razão e potencializando desta maneira um progresso geral.

Segundo o Iluminismo, o homem deixou-se levar até o momento por algumas crenças sem base racional, simplesmente por superstição, costume ou medo da autoridade. Com o Século das Luzes, a razão acaba com todas essas barreiras e propicia o surgimento de um homem que pense por si mesmo.

Imagem: iStock. agsandrew

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: