Identidade Sexual - Conceito, o que é, Significado

A ideia de identidade sexual se refere à autopercepção de cada indivíduo em relação a sua sexualidade. A sexualidade humana parte da diferenciação em dois gêneros (masculino e feminino), da qual não envolve determinada orientação sexual, pois um homem ou uma mulher podem sentir atração por pessoas do mesmo sexo (estes são os homossexuais) ou ter desejo sexual por ambos os sexos (estes são os bissexuais).

O conceito de identidade sexual não deve ser confundido com a orientação sexual. A identidade sexual se refere à percepção de si mesmo como homem ou mulher, enquanto que a orientação sexual se refere à atração por um sexo ou outro.

Sexo biológico e sexo psicológico

Do ponto de vista biológico, dentro das primeiras fases da vida embrionária podem acontecer anomalias que determinam a dimensão biológica do sexo. Assim, um indivíduo pode ser anatomicamente um homem, mas psicologicamente sentir-se uma mulher ou vice-versa. Em outras palavras, a biologia e a psicologia nem sempre estão juntas na questão sexual.

Diferentes maneiras de entender a identidade sexual em relação ao gênero

Segundo a visão tradicional da identidade sexual, cada sexo tem tendências sexuais que vêm determinadas pela biologia de forma invariável. Este critério é reforçado por uma concepção cultural convencional que mostra que cada sexo corresponde a um papel na sociedade. Este modelo é baseado na identificação total entre sexo e gênero.

Outra maneira de entender a identidade sexual se baseia na consideração de que as preferências sexuais não dependem exclusivamente da biologia, mas que influenciam outros fatores de tipo cultural. Esta visão tem relação com a liberdade da mulher e com uma maior permissividade sexual no conjunto da sociedade. Neste modelo há uma desvinculação entre o sexo e o gênero.

Numa terceira abordagem sobre a identidade sexual, pode-se afirmar que a ideia de gênero tem três possibilidades: masculino, feminino e indeterminado (este gênero indeterminado se refere ao transexual e ao hermafrodita). Nos casos de hermafroditismo é comum que haja problemas de identidade sexual.

Num quarto modelo, afirma-se que a identidade sexual de cada indivíduo vai além da questão do gênero, uma vez que os papéis sexuais dependem das circunstâncias sociais e da valorização ética e cultural de cada pessoa. Isto significa que num contexto de liberdade e tolerância, as pessoas podem criar sua própria identidade sexual de maneira independente da questão de gênero.

Imagens: Fotolia - YakobchukOlena - Syda

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: