Iconologia - Conceito, o que é, Significado

Iconologia-simbolos-religiososA iconologia é o estudo das imagens artísticas que representam os diferentes aspectos religiosos, mitológicos ou culturais.

O termo iconologia vem de ícone (que significa imagem) e de logia que quer dizer ciência ou conhecimento. Esta disciplina faz parte da história da arte e está relacionada com a estética, com a reflexão sobre a sensibilidade e a beleza dentro do mundo da criação.

Na hora de conhecer e entender uma obra de arte é necessário descrever as imagens e esta tarefa é realizada através da iconografia

Entretanto, uma simples descrição dos elementos de uma obra não é suficiente para aprofundar o seu significado por completo. Por este motivo, no século XX, surgiu a iconologia com o propósito de aprofundar os vários significados das imagens na arte.

O objetivo principal da iconologia é relacionar uma obra e seus conteúdos a uma tradição artística. Neste sentido, esta disciplina traz uma interpretação sobre determinada obra. A ideia é revelar o significado oculto que há por trás de uma imagem e não simplesmente seu aspecto aparente.

Há um componente psicanalítico na iconologia, já que o objetivo é explicar o que não se apresenta à primeira vista e que faz parte do inconsciente individual e coletivo. Desta maneira, a iconologia entra também como um método de pesquisa.

Este método de compreensão da arte parte da ideia de que uma imagem criada por um artista está relacionada a uma cultura e a um período específico, assim, este vínculo pode ser consciente ou inconsciente, mas de qualquer forma é evidente. A iconologia também explica o paralelismo entre os diversos símbolos ao longo da história da arte. Ao mesmo tempo, destaca certas formas, como as formas geométricas da arquitetura que têm um significado além da imagem ou de determinada estrutura, já que fazem parte da cosmologia, da religião e da filosofia.

Esta visão artística tenta estabelecer conexões simbólicas entre estilos e períodos muito diferentes, algo novo na história da arte

Por exemplo, em um estilo arquitetônico do século XX que, por sua vez, apresenta elementos implícitos da antiguidade, é conveniente saber quais são as conexões entre ambos e especialmente o significado que possuem.

Os símbolos da arte possuem consequentemente vários níveis de compreensão. Um técnico e descritivo (que pode ter vários graus) e outro mais profundo (que apresenta a iconologia como disciplina e método de análise).

Imagem: iStock. Malchev

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: