Humildade - Conceito, o que é, Significado

HumildadeDenomina-se humildade à virtude de uma pessoa que é consciente de suas limitações. Por esta circunstância, costuma-se dizer que a humildade é base das virtudes, pois somente assumindo os defeitos e as limitações, é possível superá-las. Esta expressão se relaciona com o termo “humus”, ou seja, que é próprio da terra. Assim, uma pessoa humilde se mantém sob um perfil de baixa autoestima. A valorização da humildade existe há muito tempo, desde a época do cristianismo. No entanto, os tempos modernos parecer ter esquecido seus benefícios, confundindo com a falta de autoestima ou insignificância.

Assim, a humildade é um passo importante para superar-se. Em compensação, a soberba considera que existe pouco para melhorar. Contudo, a humildade não deve ser confundida com a falta de autoestima. Pelo contrário, amar a si mesmo implica em buscar melhorar, como também desejar ao próximo, aquilo que se quer para si próprio; tudo isso só pode ser alcançado quando se aceita seus próprios limites. Neste sentido, a humildade assegura que devem ser tomadas as medidas necessárias para poder melhorar.

A humildade tem grande importância dentro do cristianismo. Na verdade, a maior expressão desta circunstância é encarnação, onde o bem maior é o homem e que sofre as misérias da existência humana. Dada esta relevância do ponto de vista religioso, não é de estranhar que a teologia tenha abordado sua reflexão em um amplo sentido. Pode-se dizer que a humildade busca sua própria excelência humana e que só pode ser encontrada em Deus. É por isso que se entende a importância da humildade do ponto de vista religioso, pois é uma virtude que inclina o homem a Deus, na medida em que o mesmo reconhece suas limitações e tenta superá-las.

Na atualidade, esta virtude deveria ser difundida com mais veemência. De fato, há um claro mal-entendido no que se diz respeito à humildade. Ela pode ser vista como uma falta de valorização a si mesmo, mas na realidade consiste na tomada de consciência das próprias capacidades e dos limites que possui. A humildade nos leva a pensar que existem muitos aspectos a melhorar. Na verdade, melhorar em qualquer sentido implica em considerar o limite que se tem e ter consciência do que pode ser feito. Muitos problemas poderiam ser resolvidos se a humildade tivesse uma maior incidência como valor em nossas vidas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: