Honradez - Conceito, o que é, Significado

HonradezDenomina-se honradez a qualidade de ser digno de confiança em virtude dos bons trabalhos evidenciados. Este termo deriva da palavra honra e é altamente valorizado em qualquer área ou ambiente que mantêm pessoas com boas intenções. A honradez pode ser manifestada em vários aspectos, mas em geral reflete no fato de evitar prejuízos a terceiros de modo deliberado. Em contrapartida, a desonra envolve ações que tendem a prejudicar terceiros de forma voluntária; esta intenção tem a finalidade de obter algum tipo de vantagem sobre o outro.

Do ponto de vista ético, a honradez significa uma justa valorização própria e dos demais na tomada de decisões. Isto significa que a conduta procura o próprio bem sem incorrer em prejuízo aos outros, ou se possível, vai tentar gerar benefícios aos mesmos. Ao contrário, uma conduta desonrada é considerada discriminada pelos interesses próprios e alheios, buscando uma melhora nas circunstâncias pessoais sem importar-se com o fato de causar prejuízo a terceiros.

Faz muito tempo que é enunciada a importância da confiança em toda atividade econômica e social. Isto significa que uma condição prévia para qualquer tipo de interação com os outros é a transparência na informação para que cada um tome a decisão que considera mais adequada. Esta confiança se remete a instituições, países e pessoas. Quando é quebrada, as consequências podem ser drásticas, na medida em que pode afetar o relacionamento das pessoas e qualquer possibilidade de trato comercial, trabalhista ou social. Neste contexto, podemos apreciar a importância da honradez. De fato, um comportamento honrado e sem falsidade é sempre uma garantia para qualquer tipo de atividade realizada; além de manifestar-se em histórias que não prejudicam as pessoas. Por outro lado, um comportamento desonrado significa uma bandeira vermelha que envolve retrações e ressentimentos.

É importante destacar o valor da honradez nas pessoas desde criança, sem incorrer em banalidades ou hipocrisias. Ela deve ser considerada como um valor essencial no trato das pessoas, de modo que permita uma criação justa nas relações baseadas na confiança. Sem dúvidas, tanto a transparência como a ausência de falsidade estarão sempre ligadas a esta circunstância.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: