Homônimo - Conceito, o que é, Significado

O termo homônimo significa literalmente o mesmo nome, uma vez que o prefixo homo quer dizer igual e onoma significa nome. Desta maneira, o adjetivo homônimo é empregado a um nome que compartilha dois elementos ou duas pessoas. Quando isso ocorre acontece o fenômeno da homonímia.

Quando duas pessoas têm o mesmo nome costuma-se dizer que são charas, portanto, homônimo e chara são termos sinônimos. Quando duas entidades compartilham a mesma denominação são homônimas, da mesma forma que acontece a denominação geográfica em alguns países, por exemplo, no México o nome da sua capital é Cidade do México.

A homonímia possui dois tipos:

1) Duas palavras homógrafas, ou seja, aquelas que se pronunciam e escrevem igual, como acontece com a palavra cadeira que pode ser um móvel e também uma parte da corpo.

2) Duas palavras homófonas, ou seja, aquelas que têm o mesmo som, mas se escrevem diferente, por exemplo "nós" como pronome e "noz" como fruta.

Diferença entre homonímia e polissemia e entre homonímia e parônima

As palavras homônimas costumam ser confundidas com as palavras polissêmicas

Para esclarecer esta diferença, deve-se destacar que a polissemia acontece quando uma palavra tem vários significados, enquanto que homonímia acontece quando duas palavras têm a mesma forma apesar da sua origem etimológica ser diferente.

Duas palavras são parônimas quando apresentam certa semelhança em sua escrita, por exemplo, absorver / absolver; cavaleiro / cavalheiro. Em compensação, duas palavras são homônimas quando se escrevem iguais ou se pronunciam também igual ou de maneira parecida.

Confusões e problemas legais originados pela homonímia

Quando duas palavras são homônimas pode ocorrer muitas vezes certa confusão na hora de interpretar a informação, por exemplo, Alicante é uma cidade espanhola e também uma serpente.

Com certa frequência os meios de comunicação falam de casos de homonímia, ou seja, são aquelas circunstâncias que há algum problema legal quando duas pessoas são confundidas porque ambas têm o mesmo nome completo. Quando este tipo de confusão acontece entre um criminoso e um cidadão comum, as consequências podem ser drásticas. Há casos em que um inocente acaba sendo preso devido à homonímia.

Imagem: Fotolia. pressmaster

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: