Homonímia - Conceito, o que é, Significado

HomonimiaA homonímia é um fenômeno linguístico que tem uma peculiaridade: a semelhança entre duas palavras. Esta semelhança tem duas variantes, a homofonia e a homografia.

Neste sentido, vale a pena esclarecer o sentido etimológico desses termos

Homonímia vem do grego homo que significa igual. Assim, há dois termos que são iguais, pois nímia vem de nomos que quer dizer nome. Entretanto, não há somente uma forma de homonímia. Existe a homografia que vem de homo e grafia que significa escrita (como geografia ou caligrafia) e também a homofonia que tem o prefixo homo acompanhado de fonia que quer dizer som.

A partir deste esclarecimento etimológico, é importante ilustrar estas ideias com alguns exemplos em suas duas variações: a homonímia homógrafa e a homófona

No primeiro caso, pode-se dizer que se escrevem da mesma maneira, mas têm significado e pronúncia diferente, por exemplo, sede de vontade e sede de residência; gelo sendo um substantivo e gelo do verbo gelar. Já a homonímia é homófona quando duas palavras se pronunciam de maneira igual, mas sua escrita é diferente, por exemplo, noz e nós; concerto e conserto.

A homonímia tem a particularidade de que as palavras comparadas em qualquer um dos seus sentidos não tem nada em comum, ou seja, sua origem etimológica é totalmente diferente, já que ambos os termos não têm a mesma raiz e evolução, embora seu processo de desenvolvimento manifeste uma semelhança entre as duas. Neste sentido, quando se fala de homonímia, há sempre comparação entre duas palavras. Existe um fenômeno que em certas ocasiões se confunde com a homonímia: trata-se da polissemia. Consiste numa determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido além de seu sentido original, guardando uma relação de sentido entre elas. Por exemplo: “Deixei-os de boca aberta”. “A boca da garrafa está quebrada”.

Homonímia e polissemia são fenômenos distintos que muitas vezes se confundem ou até mesmo se apresentam como equivalentes. Homonímia tem um conceito oposto, sinonímia tem duas palavras diferentes com o mesmo significado e polissemia tem como ideia antagônica a monossemia, ou seja, quando uma palavra tem apenas um significado.

Imagem: iStock. mustafahacalaki

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: