Homofonia - Homografia - Conceito, o que é, Significado

Homofonia-HomografiaEstes conceitos se enquadram dentro da linguística, ou seja, do estudo da estrutura interna de uma língua.

Há uma circunstância bem comum no uso da fala ou da escrita de um idioma: o erro. Há erros ou confusões em relação ao significado ou à ortografia das palavras. Assim mesmo, há erros por causa da semelhança de certos termos com grafia parecida. Algumas falhas cometidas podem ser explicadas através de dois aspectos: da homofonia e da homografia.

A homofonia é um fenômeno relativamente frequente que consiste em duas palavras que possuem a mesma pronúncia, mas que sua escrita não é idêntica, por exemplo, acender (colocar fogo) e ascender (subir); acento (sinal gráfico) e assento (local onde se senta); cheque (ordem de pagamento) e xeque (lance no jogo de xadrez); estrato (camada) e
extrato (o que se extrai de algo).

Duas palavras são homógrafas quando sua escrita e pronúncia são idênticas, mas seu significado totalmente diferente

Por exemplo: banco (instituição financeira) e banco (assento); colher (utensílio da cozinha) e colher (de colheita, do verbo colher no infinitivo); molho (substantivo masculino, referente à reunião de objetivos em um só grupo como molho de chaves), molho (substantivo masculino, referente à preparação culinária) e molho (do verbo molhar, conjugação na primeira pessoa do singular).

Deve-se ressaltar que tanto homofonia como a homografia tem algo em comum, já que o prefixo homo quer dizer idêntico ou igual. Desta maneira, ambos os fenômenos têm uma semelhança linguística. Entretanto, estes dois conceitos têm uma diferença: a homofonia se refere ao som de um termo (o sufixo fonia se refere ao som) e a homografia expressa a semelhança da escrita (o sufixo grafia quer dizer escrita).

A homografia e a homofonia são dois aspectos de um fenômeno geral: a homonímia

As palavras evoluem ao longo do tempo e neste processo pode ocorrer uma coincidência entre elas, a chamada homonímia, que por sua vez, tem duas versões ou variantes, a homografia e a homofonia.

Embora a homonímia tenha essas duas vertentes, deve-se destacar que há outro fenômeno da linguagem com a mesma relação: a paronímia. Trata-se da semelhança entre dois termos com significados diferentes: absolver – absorver; flagrante – fragrante; soar – suar; entre outras.

Imagem: iStock. ohmik

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: