Homenagem - Conceito, o que é, Significado

A palavra homenagem vem do francês antigo homage (demonstração de respeito ao senhor feudal) e de homme (homem) que vem do latim homo. O substantivo homenagem se refere ao verbo homenagear, que significa evidenciar alguém através de destaque de um ato ou pelo fato merecedor de prestígio ou reconhecimento.

Em outras palavras, trata-se de um sinal de respeito

Entretanto, não se trata de um respeito entre pessoas iguais, normalmente há sempre um indivíduo que ostenta uma posição privilegiada e outro que se encontra abaixo dele.

A expressão “prestar homenagem” é bastante comum e indica uma atitude de reverência a alguém, normalmente a uma pessoa de certo poder ou de posição de destaque. Por exemplo: “Meu amigo prestou homenagem a seu chefe”. Em certas ocasiões, esta expressão é usada como gíria (puxar o saco), ou seja, bajular alguém.

A palavra homenagem também pode ser usada num tom depreciativo, dando a entender que tal pessoa demonstra uma atitude exagerada em relação à outra. Por exemplo: “O funcionário novato prestou uma homenagem a seu chefe logo no seu primeiro dia de trabalho”.

Por outro lado, prestar homenagem equivale a idolatrar em alguns contextos, como acontece quando alguém admira profundamente um personagem famoso. “Minha mãe presta homenagem aos Rolling Stones”.

Uma reflexão sobre o termo

Tanto a palavra homenagem como a expressão prestar homenagem são formas cultas utilizadas. Este pouco uso habitual se deve ao fato de ser utilizado apenas em situações mais formais, dentro de contextos políticos, simbólicos ou sociológicos, consequentemente não precisa ser usado de maneira obrigatória.

Durante da Idade Média, na Espanha, havia uma divisão social e isso fazia com que as classes inferiores tivessem que prestar homenagem aos seus superiores. Neste sentido, são vários os conceitos que se referem à submissão de uns em relação aos outros: vassalagem, servo, plebeu, etc.

Assim, o vassalo tinha que prestar homenagem ao senhor, o mesmo acontecia com o senhor em relação ao nobre e do mesmo em relação ao soberano. De qualquer forma, a maioria do povo sempre prestava homenagem a alguém e não se tratava de uma fórmula de cortesia, mas sim como uma forma de obediência, gratidão e respeito.

Imagem: Fotolia - 135pixels

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: