Hipótese - Conceito, o que é, Significado

HipoteseA hipótese significa uma suposição no que se diz respeito ao comportamento e ao aspecto do universo. Ela é conhecida como uma especulação e que precisa de uma constatação empírica para explicar a incerteza ou a impossibilidade. As hipóteses são muito usadas no universo das ciências, de tal modo que sua formulação é frequente. Esta circunstância se deve fundamentalmente ao mesmo processo que tem a ciência para alcançar seu desenvolvimento. De fato, o método científico consiste justamente na elaboração de uma hipótese e de sua consequente constatação através de uma experimentação. Uma hipótese aceita dentro do campo científico é aquela que tem sido formulada em todos seus alcances, testada pela experimentação e estas condições podem ser reproduzidas por outras pessoas.

O método científico se chama hipotético dedutivo. Isto significa que é elaborada uma suposição geral sobre o funcionamento de um determinado fenômeno que garante a dedução de algumas consequências ou efeitos. Assim, por exemplo, se é verdade que a água muda de estado conforme a temperatura que se encontra, deve-se deduzir que outros materiais podem sofrer o mesmo processo. Basicamente, o método hipotético dedutivo consiste em dar uma explicação global de como ocorrem os fenômenos e a deduzir seus efeitos; assim quando não se apresentam, significa que a hipótese está descartada. No entanto, quando elas se apresentam não significa que seja verdade. Na verdade, pode acontecer acidentalmente o fato de uma hipótese não ser verdadeira e suas deduções se apresentarem efetivamente. É por isso que o método científico nunca comprova uma hipótese, apenas contrasta. Esta circunstância leva a uma constatação constante, que tenta melhorar o modelo a fim de que seja o mais representativo da realidade.

Diante do exposto, uma hipótese aceita é uma hipótese que não pode ser falsa, embora isso não signifique que seja verdadeira. De fato, há teorias que servem para explicar vários aspectos do universo e que são profundamente válidas pelo fato de não serem falsas, mas que têm a particularidade de serem contraditórias em algum aspecto. Neste sentido, o campo científico trabalha para encontrar uma teoria que a agrupe de maneira harmônica e que sirva de baseamento para futuras pesquisas. Assim com o tempo, sem dúvidas, veremos o progresso deste tema.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: