Hipoacusia - Conceito, o que é, Significado

A hipoacusia se refere à diminuição da audição. O prefixo grego “hipo” significa abaixo e acusia vem da palavra “okouein”, que significa audição. A limitação na audição é um problema de certa gravidade, pois não ouvir adequadamente afeta a qualidade de vida individual como um todo.

A audição e seus graus

A diminuição da audição pode ser um problema condutivo ou neurossensorial. No primeiro caso, trata-se de uma alteração do canal auditivo externo e do tímpano. No segundo caso, é uma alteração do ouvido interno e que também afeta o nervo auditivo. Em ambos os casos, a audição se torna prejudicada.

Alguns problemas auditivos têm como origem a poluição sonora, ou seja, o excesso de barulho no ambiente. Escutar música alta ou usar fones de ouvido por um longo tempo também são hábitos prejudiciais à saúde auditiva.

A audição é medida em decibéis, geralmente em uma escala de 0 a 20 decibéis. De um modo geral, os problemas de audição podem ser leves, moderados, graves ou profundos.

Considerações gerais sobre os problemas auditivos

Quando as crianças apresentam problemas na aquisição da linguagem é conveniente realizar algum exame de audição para descartar uma possível hipoacusia.

As pessoas adultas que sofrem de hipoacusia muitas vezes têm dificuldade em detectar certos sons. Por outro lado, não devemos esquecer que a audição se deteriora com o passar do tempo.

A hipoacusia também pode afetar o equilíbrio, uma vez que o ouvido é o órgão responsável pela regulagem do som e o equilíbrio de maneira conjunta.

Deficiência auditiva

A limitação auditiva é uma forma de deficiência sensorial. As pessoas com esta deficiência podem ter problemas na escola, uma vez que as crianças com hipoacusia têm dificuldade em acompanhar o mesmo ritmo acadêmico de outros colegas.

Na vida adulta, os problemas de audição podem afetar no trabalho, na vida social e na comunicação em geral. Felizmente, na maioria dos casos, a hipoacusia pode ser corrigida através de cirurgia ou com algum tipo de ajuda que melhore a qualidade e intensidade do som.

Imagem: Fotolia. Annett Seidler

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: