Hibristofilia - Conceito, o que é, Significado

A hibristofilia é um tipo de atração sexual peculiar, pois consiste em sentir desejo sexual por pessoas perigosas ou que diretamente se encontram fora da lei, ou seja, por criminosos. Em termos coloquiais, pode-se dizer que a hibristofilia significa sentir-se atraído pela maldade de alguns indivíduos, por exemplo, assassinos, mafiosos, pessoas violentas, assaltantes, etc.

Duas versões da hibristofilia

A hibristofilia é uma das inúmeras parafilias existentes. As parafilias são todas as tendências sexuais das quais os indivíduos não sentem prazer através do coito, mas praticando algum comportamento alternativo, por exemplo, voyeurismo, fetichismo, gerontofilia, odaxelagnia, sadismo, entre outras parafilias.

A hibristofilia apresenta duas variantes

1) A passiva, que consiste em sentir atração sexual por criminosos, mas sem manifestar nenhum desejo por cometer esses atos;

2) A ativa, que consiste em excitar-se sexualmente com algum criminoso e ao mesmo tempo adotar uma atitude propensa ao delito, ou seja, tornar-se um cúmplice do delinquente.

Questões relevantes da hibristofilia

Esta parafilia é mais habitual entre mulheres do que em homens. Mais especificamente, as mulheres com esta tendência costumam ser heterossexuais.

Do ponto de vista da psicologia, a hibristofilia começou a popularizar-se como termo a partir da década de 1950, quando foram relatados alguns casos de assassinos em série que recebiam cartas de admiradoras durante sua estância na prisão.

O vocábulo hibristofilia vem do grego hybris, que pode ser entendido como uma soberba desproporcional, por outro lado, a palavra filia significa amor. Assim, esta tendência sexual expressa uma desproporção emocional, pois sentir atração (e em certas ocasiões amor) por um estuprador ou um esquartejador vai contra os princípios do amor romântico convencional.

Possíveis explicações da hibristofilia

Os psicólogos e sexólogos não têm uma explicação definitiva e conclusiva sobre esta estranha parafilia. Entretanto, considera-se que a hibristofilia tem relação com a atração que algumas mulheres sentem pelo “mal”. Por outro lado, o desejo sexual por homens que vivem fora da lei, tem relação com a atração pelo perigo e por emoções fortes.

Em alguns casos, os especialistas em comportamento humano afirmam que a hibristofilia de algumas mulheres se conecta ao desejo de proteger um criminoso com o fim de redimi-lo.

Imagem: Fotolia. Sangoiri

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: