Heurística - Conceito, o que é, Significado

HeuristicaA palavra heurística se refere à arte do descobrimento. Ela estabelece várias ferramentas ou procedimentos para tornar possível uma descoberta. O termo foi utilizado pela primeira vez por Albert Einstein em uma publicação chamada “Heurística da geração e conversão da luz”. Ela é basicamente uma disciplina focada na busca de soluções para diversos problemas.

Este termo se tornou popular com a publicação de um livro chamado “Como resolvê-lo” do autor e matemático húngaro George Pólya. O mesmo está focado em uma metodologia para resolver certos problemas e apresentar demonstrações. As etapas citadas são: entender o problema em questão, criar um plano de solução, executar o plano e finalmente fazer uma revisão e interpretação do resultado através do método científico. Para o fracasso, Pólya propõe metodologias para encontrar os problemas com maior facilidade.

O livro foi aceito pelo público e se refere a várias áreas e circunstâncias. Este fato deixa claro a importância de saber questionar um problema e encontrar uma solução. A proposta de Pólya consiste na formulação e resposta para diversas perguntas. Assim, por exemplo, quando se refere à importância de entender um problema, as perguntas realizadas são: qual é a incógnita a ser resolvida?, quais são os dados?, quais são as condições?; em relação à formulação do plano, as perguntas são: tem visto um problema semelhante?, tem visto um problema parecido?; já em relação à execução do plano, a pergunta é: pode provar se os passos seguidos são os corretos?; e finalmente, em relação à revisão, cabe perguntar: pode provar o resultado?

Na atualidade, existe uma nova corrente que se baseia nos procedimentos próprios dos designers. Esta abordagem está direcionada principalmente para a área da inovação dos negócios, mas é, sem dúvida, uma forma de resolver problemas diferentes. O certo é que nesta percepção o problema fica em segundo plano em relação à solução. Deve-se buscar uma solução para o problema através do uso da criatividade com os elementos que se tem e a partir disso criar novas soluções. Assim, o que se busca é um equilíbrio entre o que se deseja e o que é tecnicamente possível.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: