Heterogêneo - Conceito, o que é, Significado

Heterogêneo é sinônimo de plural, diverso ou diferente. Trata-se de um adjetivo que corresponde ao substantivo heterogeneidade. Afirmar que algo é heterogêneo significa um conjunto de elementos desiguais entre si. Seu adjetivo oposto é a palavra homogêneo, que expressa uma série de elementos do mesmo tipo, pois compartilham características semelhantes.

Na linguagem cotidiana, a heterogeneidade de algo não é uma questão positiva ou negativa, uma vez que a mesma depende de cada contexto ou situação.

Heterogêneo no sentido positivo

A pluralidade dentro de um conjunto é uma característica favorável e conveniente em certas ocasiões. Por exemplo, na configuração de um júri popular, pretende-se que os membros deste júri não sejam pessoas da mesma idade, sexo e condição social, porém é desejável que exista um grupo heterogêneo, pois desta forma pode-se representar melhor o conjunto da sociedade. Quando são realizadas pesquisas de opinião de caráter sociológico, são feitas perguntas a todo tipo de pessoas de maneira que mostra uma estatística do reflexo da sociedade em conjunto.

Heterogêneo no sentido negativo

Há situações em que o mais conveniente é formar grupos ou classes com menor heterogeneidade possível. Vamos pensar num desfile feminino de modelos. Durante o processo de seleção, as características de cada uma das modelos são muito semelhantes em relação à idade, altura, medidas do corpo, etc.

Comunidades homogêneas e heterogêneas

Há territórios do planeta em que os grupos humanos são muito homogêneos no sentido de que não se misturam com outros coletivos. Isso gera uma coesão social no próprio grupo, mas ao mesmo tempo essa coesão mostra uma série de inconvenientes (a endogamia de uma etnia fechada causa uma série de doenças, por outro lado, os grupos fechados dificilmente estão abertos a inovações).

As grandes cidades são um exemplo de sociedade aberta e heterogênea. Nelas cabem todas as opiniões e tendências, assim como a diversidade costuma vir acompanhada de maior liberdade individual. No entanto, a convivência em uma sociedade heterogênea tem alguns perigos (tensões sociais entre diferentes grupos ou a perda da identidade de algumas minorias dentro de um quadro cada vez mais globalizado).

Foto: iStock, Boarding1Now

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: