Hélio - Conceito, o que é, Significado

HelioO hélio é uma substância da natureza, mais especificamente um gás nobre cujo símbolo é o He e que tem esse nome devido ao Sol, que em grego se chama hélios.

O hélio é produzido através da energia gerada pelo Sol e pelas estrelas. Deve-se levar em conta que a energia solar é fundamental para a vida. De forma mais precisa, pode-se dizer que no processo de aquecimento do Sol os átomos do hidrogênio se convertem em hélio, desta forma, a energia se projeta ao exterior e se propaga pelo universo.

Não é um elemento químico de pouca importância ou de pouca quantidade na natureza. De fato, ele é o segundo mais abundante depois do hidrogênio

Do ponto de vista astronômico, o hidrogênio e o hélio formam 99% da matéria e ambos foram criados logo após a criação do universo, como mostra a teoria do Big Bang.

O hélio é um gás extremamente leve (mais leve que o oxigênio), que não tem cor nem sabor, assim como tem a característica de solidificar-se quando diminui sua temperatura.

Apesar de sua importância como elemento da natureza, não foi descoberto até o século XIX, quando um astrônomo francês observou uma linha brilhante durante um eclipse solar. Este fenômeno serviu de indicação para o seu descobrimento definitivo.

Aplicações específicas do hélio e possíveis riscos

Sua aplicação mais conhecida popularmente é como gás para os balões aerostáticos ou para aqueles usados em festas de aniversários (por ser um gás bem leve os balões flutuam com facilidade).

Também é utilizado na pesquisa criogênica, pois tem um ponto de fusão muito baixo e por esse motivo é empregado na refrigeração de imãs para uso industrial, no scanner de resonância magnética, na fibra ótica ou na fabricação de telas de cristal.

Seja como gás ou em liquido, o hélio está presente em diversos setores: nas atividades de mergulho, na construção de automóveis (nos radiadores ou ar condicionado) ou no setor da construção (útil para realizar algumas soldagens).

Embora sua utilidade prática seja inquestionável, o hélio apresenta certos riscos potenciais para a saúde. Quando inalado, o hélio substitui o oxigênio do sangue causando uma sensação de enjoo e até mesmo em alguns casos a asfixia.

Imagem: iStock - StockRocket

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: