Grupo Social - Conceito, o que é, Significado

Grupo-SocialA sociedade mostra uma estrutura heterogênea porque cada ser humano é único e exclusivo e as pessoas são as que compõem essa sociedade. A sociedade está formada por grupos. Um grupo social é formado por pessoas que apresentam características similares e que realizam atividades e projetos cotidianos em companhia de outras pessoas.

Por exemplo, uma pessoa interage socialmente com os colegas de trabalho, de universidade, infância, compartilha os mesmos gostos com os amigos em comum, além de estabelecer outros laços de amizade.

Definitivamente, o ser humano interage com o meio que está a sua volta e se relaciona com os demais formando grupos que podem ser mais ou menos numerosos. Em todo grupo existe uma ligação de união, ao contrário, o grupo perde sua essência. Os grupos sociais também sofrem uma evolução constante da mesma forma que qualquer pessoa experimenta uma evolução notável.

Os grupos sociais também sofrem evolução porque as relações pessoais dos grupos também se modificam. Além disso, os grupos sociais podem aumentar da mesma forma que um novo integrante é incorporado a uma empresa. Da mesma maneira, os grupos sociais também podem ser reduzidos através da dispensa de uma pessoa, de sua partida ou inclusive de sua morte. A incorporação ou dispensa em definitivo de uma pessoa de um grupo afeta todo o conjunto como mostra o coaching sistêmico.

As pessoas que fazem parte de um mesmo grupo social, embora sejam diferentes umas das outras, têm uma identidade comum, ou seja, algo de ligação em comum. Além disso, os grupos sociais também têm normas interiorizadas que facilitam a ordem de convivência. Por outro lado, os grupos sociais também contam com objetivos similares.

Todo ser humano precisa relacionar-se com outras pessoas, pois cada um cresce e se desenvolve dentro de uma família. Os grupos sociais melhoram a autoestima e trazem reconhecimento, carinho, sensação de pertence, força e motivação.

Na verdade, a falta de amigos causa grande dor emocional em quem se sente isolado socialmente, sem ter um grupo para compartilhar os bons e maus momentos da vida. Quando uma pessoa faz parte de um grupo social e estabelece uma relação de verdade, sua solidão diminui. No contexto de um grupo social, é normal que uma pessoa estabeleça relações mais profundas com umas pessoas do que com outras.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: