Gravação - Conceito, o que é, Significado

A gravação é um processo técnico que registra o som, as imagens ou algum tipo de informação em determinado dispositivo. A finalidade do processo consiste em permitir a reprodução posterior do que foi armazenado. Em outras palavras, é gravado algo para utilizar posteriormente de alguma forma, por exemplo, escutar uma música, ver um filme ou consultar dados.

Em geral, a gravação faz parte de uma informação que é armazenada para que não desapareça. Se pensarmos na imprensa ou nos hieróglifos, poderemos falar dos procedimentos organizados no registro informativo.

A evolução da tecnologia permite que o conceito gravação adquira uma nova dimensão.

Um resumo dos sistemas de gravação

A gravação do som se deu a partir do século XIX quando surgiram os primeiros avanços significativos

O fonógrafo e o gramofone foram duas invenções com grande impacto social. Já em pleno século XX foi introduzido o disco de vinil (atualmente ele é uma peça para colecionadores).

Nos últimos 50 anos têm aparecido dispositivos que apresentam vantagens econômicas em relação à qualidade de audição e ao volume de armazenamento: o magnetofone, a fita cassete, o disco compacto ou CD e, mais recentemente, o MP3, o MP4, o disco blue Ray ou a gravação através dos telefones móveis ou celulares.

Cada um dos sistemas de gravação tem estabelecido uma grande revolução, tanto no âmbito profissional como em relação ao consumo.

A gravação de imagens teve início no século XIX

O cinematógrafo dos irmãos Lumiere se transformou em algo mais do que um sistema de gravação e projeção de imagens, já que em poucos anos chegou a ser uma nova forma de expressão artística (o cinema é conhecido como a sétima arte).

No final dos anos 20, a gravação do som e as imagens se juntaram do ponto de vista técnico e permitiram que os filmes deixassem de ser mudos.

O avanço seguinte aconteceu com a câmera de vídeo (um registro de imagens não fotográfico). As câmeras de vídeo podem ser classificadas em função de diversos parâmetros: conforme o suporte que se usa na gravação (câmera de vídeo analógico ou digital) ou dependendo do tipo de público destinado. Atualmente, o conceito tradicional de câmera de vídeo tem mudado bastante, sendo um novo suporte de gravação o dispositivo móvel que se leva no bolso.

Imagem: iStock. andresr

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: