Gratidão - Conceito, o que é, Significado

GratidaoA gratidão é uma inclinação que se tem ao próximo em forma de reconhecimento. A ideia de gratidão é universal, embora cada grupo ou tradição cultural possa expressá-la de uma maneira ou outra.

Sentimos gratidão quando avaliamos positivamente um comportamento alheio. Pode ser considerada uma expressão de bondade e boa educação. Seu oposto é a ingratidão, que é avaliada como um comportamento incorreto e inapropriado.

A gratidão é um elemento da comunicação humana. Em certas ocasiões é manifestada através de palavras (dar obrigado é o exemplo mais comum), mas pode ser expressa de muitas maneiras através de um discurso de agradecimento ou por uma nota de satisfação pessoal após ter recebido algo.

Através das palavras comunicamos gratidão, mas também fazemos através de gestos (uma inclinação de cabeça, um sorriso ou levantando o polegar como sinal positivo de agradecimento).

Expressamos nossa gratidão por considerar que estamos em dívida com alguém

Este mecanismo está presente em todos os momentos da vida, desde as coisas mais importantes até as mais comuns.

Do ponto de vista psicológico, o sentimento de gratidão causa certo bem-estar interior e considera-se que pode ser registrado de alguma forma. Ao mesmo tempo, também desejamos que os outros nos mostre seu agradecimento, ou seja, que avaliem nossas ações.

De alguma forma, a gratidão mostra que o homem é um ser social e que necessita dos outros para conseguir seus objetivos.

Na linguagem popular existem muitos ditados populares e provérbios relacionados a esta virtude. A maioria deles enfatiza a necessidade de mostrar gratidão como se fosse uma obrigação moral e um exemplo de conduta correta.

Praticar a gratidão

Os especialistas em conduta humana recomendam a prática da gratidão de maneira habitual. Aconselha-se fazer por diversas razões: serve para melhorar nossa sociabilidade e aceitação em relação aos demais; tem um comportamento terapêutico evidente, pois nos sentimos bem quando manifestamos; ao mesmo tempo, se optarmos pelo contrário (a ingratidão), nos fechamos em nós mesmo e não permitimos uma comunicação enriquecedora.

Praticar a gratidão tem uma dupla função: para com os outros e como mecanismo de autoajuda. Como consequência, é uma ferramenta muito útil para utilizar em todas as circunstâncias da vida.

Imagem: iStock - deimagine

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: