Gourmet - Conceito, o que é, Significado

Gourmet é uma palavra francesa que se refere ao prazer pela comida e bebida de grande qualidade e com elevado valor gastronômico. Originariamente, a palavra gourmet expressava a ideia de gula e era usada para referir aos gulosos, mas com o passar do tempo o termo deixou de ter um significado pejorativo e foi adaptado ao seu atual sentido.

O fato de o termo gourmet provir do francês nos faz recordar que a gastronomia francesa já foi considerada tradicionalmente uma das mais saborosas em nível mundial.

Na terminologia culinária, o termo gourmet é usado de várias maneiras

Assim, a pessoa de paladar gastronômico refinado é chamada de gourmet e equivale ao termo sibarita. Ambos os termos indicam que se trata de uma pessoa amante da boa comida e com uma considerável cultura gastronômica. Alguns estabelecimentos com produtos e alimentos de alto valor e grande qualidade também são conhecidos como restaurante gourmet. Nesta linha, também se fala de experiência gourmet, da qual se entende que aquilo que se consome é algo a mais que um alimento. Desta maneira uma pessoa, uma comida ou um restaurante pode ser avaliado como gourmet. Em qualquer destes contextos, a palavra gourmet se refere à qualidade, à exclusividade e aos preços elevados.

Entre os especialistas gastronômicos são apontadas algumas polêmicas em relação ao que é gourmet e ao que é artesanal. Uns consideram que são ideias opostas e outros entendem que expressam o mesmo conceito.

Frequentemente, o conceito gourmet é usado como estratégia de marketing para transmitir uma imagem de luxo e exclusividade. Do ponto de vista comercial, o conceito receita gourmet é mais atraente do que uma receita artesanal.

O que é ser gourmet?

Em primeiro lugar, para ser gourmet se deve desfrutar da comida em amplo sentido, ou seja, como um prazer aos sentidos, uma experiência pessoal e entendendo a ação de comer não apenas do ponto de vista nutritivo ou alimentar.

A pessoa gourmet tem uma cultura gastronômica e sabe avaliar um prato pelos seus ingredientes, pelo seu sabor, sua elaboração e por sua história. Seus conhecimentos lhe permitem avaliar a excelência de um prato ou de um produto, normalmente, o gourmet se interessa pela apresentação, pelas novas tendências de vanguarda e evita a comida industrial e os estabelecimentos de comida rápida ou fast food.

Imagens: iStock. Wavebreak / jonathansloane

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: