Gordura - Conceito, o que é, Significado

GorduraA gordura se refere aos vários tipos de lipídios presentes em muitos seres vivos. A gordura representa especificamente a maneira como os animais acumulam seus excedentes de energia. Por outro lado, as plantas realizam este procedimento através de óleos. Apesar destas diferenças aparentes, ambos tratam de triglicerídeos, com exceção de que os animais se encontram em estado sólido a uma temperatura ambiente e as plantas em um estado líquido nas mesmas circunstâncias. As gorduras são uma importante fonte de energia para os organismos consumidores. Alguns exemplos são os cremes, a margarina, a manteiga, etc. Quando são consumidos, os organismos degradam estes lipídios.

As gorduras são importantes para todos os organismos pelo fato de poder economizar energia. No entanto, o consumo de gorduras em excesso pode ser prejudicial para o organismo. Em particular, a gordura animal e a chamada gordura trans devem ser consumidas com precaução na medida em que podem causar problemas de saúde. Na verdade, estas gorduras podem provocar, em certas ocasiões, a obstrução dos vasos sanguíneos e causar problemas circulatórios, alguns com muita gravidade. Por outro lado, os óleos vegetais são mais benignos neste sentido; em certas ocasiões podem reduzir o mau colesterol e supri-lo com o bom colesterol.

Os organismos utilizam as gorduras com diferentes fins. Eles servem como produção de energia, proteção dos animais contra o frio, suporte e proteção dos órgãos, além da capacidade de fazer flutuar alguns animais na água.

Conforme o tipo de ácido gordo e do grau de insaturação, as gorduras podem ser: saturadas, quando o ácido gordo formado é saturado sendo sólido a uma temperatura ambiente e que provem em sua maioria dos animais; insaturadas, são liquidas a uma temperatura ambiente (óleos) e podem ser divididas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Em relação às gorduras trans, estas são obtidas a partir de um processo de hidrogenação de óleos vegetais que as transformam de insaturadas para saturadas. Elas podem ser prejudiciais às gorduras saturadas, afetando negativamente a saúde.

Hoje em dia existe grande preocupação com a tomada de consciência sobre a boa alimentação e o cuidado com a saúde. É extremamente importante o conhecimento sobre as gorduras ingeridas e as que são melhores em deixar de lado.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: