Glúten - Conceito, o que é, Significado

GlutenO glúten é uma proteína com baixo valor nutritivo encontrado principalmente nos cereais como o trigo, o centeio e a cevada. Esta proteína tem um potente tóxico que se transforma em uma ameaça para a saúde. Está formado por duas substâncias chamadas gliadina e glutenina, que servem para facilitar a preparação do pão que consumimos.

Os cereais são alimentos básicos para a população, mas ao incorporar o glúten pode causar uma série de inconvenientes.

A doença celíaca

As pessoas intolerantes ao glúten são portadoras de doença celíaca e não podem consumir nenhum tipo de alimento com glúten, pois afeta o intestino de forma muito negativa (o sistema imunológico tem reação ao glúten e destrói as vilosidades intestinais que participam da absorção dos nutrientes). Esta doença atinge um número maior de mulheres do que homens e é mais comum em pessoas da raça branca.

São vários os sintomas da doença celíaca, entre eles: prisão de ventre, diarreia, dor abdominal e mal-estar geral. Por outro lado, esta doença vem acompanhada de anemia e causa efeitos negativos à saúde.

Para diagnosticar a doença celíaca são realizados exames de sangue específicos, assim como uma biopsia do intestino para avaliar os possíveis danos causados nas vilosidades intestinais.

Outros perigos que o glúten causa à saúde

A doença celíaca não é o único transtorno causado pelo glúten. Na verdade, há estudos médicos que apontam diversos problemas associados a esta proteína: a doença de Crohn, problemas neurológicos e de tireoide. Por outro lado, algumas síndromes (como a de Williams ou a de Tuner) também estão associadas a grande quantidade de glúten no organismo. O glúten pode ocasionar também alterações no peso e tem relação com alguns tipos de diabete.

Comer sem glúten

A dieta sem glúten não é seguida apenas por pessoas celíacas, pois está na moda em alguns seguimentos da população, especialmente entre aqueles que querem emagrecer ou simplesmente pretendem melhorar a saúde. Por este motivo, muitas indústrias de alimentos fabricam produtos sem glúten. Para fazer uma dieta sem glúten é preciso eliminar qualquer produto que contenha cereais como ingredientes, assim como os seus derivados (amidos, sêmolas ou farinhas).

Para alguns especialistas em nutrição, a dieta sem glúten é uma questão fundamental para a saúde em geral. Desta forma, não devemos esquecer que 90% dos celíacos ignoram que sofrem dessa doença.

Imagem: iStock. twity1

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: