Glória - Conceito, o que é, Significado

GloriaA ideia de glória não tem um único significado, é preciso fazer um resumo devido a seus diferentes significados.

No sentido religioso, a glória é o estado de plenitude e felicidade de um crente quando se encontra no paraíso junto a Deus (em muitas passagens bíblicas é mencionada a ideia de que os justos serão os que alcançarão este estado ideal). Também no contexto religioso, a glória é um tipo de canto de louvor a Deus.

A ideia de glória pode ser entendida como sinônimo de fama

Se alguém tem sucesso e reconhecimento público por algo, afirmamos que este conseguiu a glória. Em um famoso poema de Machado afirma-se “Nunca persegui a glória” e esta ideia expressa um paradoxo de que é possível obter o êxito e a fama (a glória) mesmo sem pretender alcançá-la.

Em certas ocasiões, utiliza-se a palavra glória para expressar uma sensação especial de prazer ou satisfação (da glória à vitória).

Na linguagem cotidiana há várias expressões que empregam esta palavra: quando um prato tem um sabor agradável dizemos que é uma glória, assim como quando alguém se encontra muito contente se diz que está em glória.

Em diversos sentidos, existe algo em comum: a glória é algo excepcional e além do normal.

A glória de Deus

Entre os diferentes significados já mencionados, o religioso é o mais complexo. Conseguir a glória de Deus significa que existe uma conexão maior com o Criador e nada pode ser superior a este estado espiritual.

Enquanto a glória nos humanos é momentânea, efêmera e baseada no material, a glória de Deus é eterna e de caráter espiritual. Do ponto de vista cristão, Deus mostra a sua glória através da natureza, assim como alguém pode ficar fascinado por algum aspecto em particular (como a beleza do céu ou da montanha). Entretanto, quem está por detrás do impacto emocional é precisamente a glória de Deus.

Para o cristianismo, crer em Deus é a condição necessária para alcançar a glória, ou seja, sua admiração contínua e para toda a eternidade. Deve-se deixar claro que o fim da criação de Deus é justamente o alcance de sua glória. Desta forma, a glória de Deus age como o princípio e o fim. Isto significa que Deus movido pelo seu amor e bondade espera que os homens se conectem ao seu espírito na ressurreição final e vivam eternamente com plenitude.

Imagem: iStock - pixdeluxe

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: