Gesto - Conceito, o que é, Significado

GestoDenomina-se gesto a uma manifestação corporal de um estado de ânimo, de uma atitude, de uma ênfase a uma ideia, etc. Os gestos podem ser feitos com várias partes do corpo: pela boca, mãos, braços, sobrancelhas, etc. Na maioria das vezes são movimentos involuntários que as pessoas fazem quando se comunicam com outras. Esta circunstância se deve por causa da maior parte da comunicação humana ser de índole não verbal. Na verdade, as pessoas se comunicam por palavras, mas este tipo de comunicação aponta principalmente a razão e a lógica. Com esta linguagem corporal, a comunicação passa a ser mais instintiva, com tendência a comunicar estados e atitudes. Em contrapartida, a decodificação deste tipo de mensagem também é realizada de forma quase que inconsciente; assim, sabemos quando uma pessoa está brava, alegre, triste, entre outras, em apenas um gesto emitido.

Como defendido, os gestos são emitidos constantemente quase que sem consciência. Através deles, pode-se ter uma ideia relativamente certa do estado de ânimo e das emoções de uma pessoa. No entanto, existem algumas disciplinas que estudam os gestos e suas emissões com certo grau de profundidade. Por exemplo, no teatro, os gestos fazem parte da interpretação do ator para dar vida e magia à história. Claro que, existem diferenças notórias entre este tipo de procedimento e o de uma pessoa real que emite seus gestos naturalmente. No entanto, em certas ocasiões, são suficientes para criar o encanto que se deseja.

A dificuldade para expressar alguns gestos se refere a um conjunto de músculos que são impossíveis de agir conscientemente. Assim, por exemplo, quando vemos uma pessoa sorridente podemos entender naturalmente seu estado, mas se alguém tenta sorrir de modo artificial podemos notar a diferença. Este fato se explica porque os músculos ativados de modo inconsciente diante de uma emoção se mantêm estáticos, embora haja alguns que são ativados de maneira consciente. Assim, a comunicação humana apresenta diferentes facetas que são necessárias para considerar um todo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: