Gesticulação - Conceito, o que é, Significado

GesticulacaoDenomina-se gesticulação a uma atividade que consiste em comunicar uma ideia subjacente através de gestos. A gesticulação é composta por diversas formas de movimentos corporais que incluem o rosto, a cabeça, os membros, etc. Geralmente os gestos estão vinculados a um processo de comunicação oral. Assim, as pessoas costumam acompanhar o conteúdo de suas expressões verbais com gestos que lhes dão mais força às ideias. Em certas ocasiões o processo de gesticulação se incorpora deliberadamente a algumas atividades, como por exemplo, a atuação.

A gesticulação é um processo natural que dificilmente pode ser imposto. Isto significa que as pessoas expressam involuntariamente diferentes estados emocionais e este processo é difícil de acontecer artificialmente. Assim, por exemplo, as emoções de prazer ou tristeza são expressas nos músculos faciais cujo movimento foge de nossa vontade. Por exemplo, quando tentamos disfarçar um sorriso, utilizamos apenas alguns músculos e não todos. No caso dos atores, muitas vezes, eles usam a linguagem corporal para um papel específico, mas que dificilmente utilizam de modo eficiente. Desta forma, por exemplo, um estado de medo radical apresenta um conjunto de reações fisiológicas que são expressos nos músculos de uma pessoa.

Isso mostra uma circunstância estudada em alguns cursos de comunicação, mas que parece ser desconhecida por grande parte do público: a maior parte de nossa comunicação é corporal e não verbal. Este tipo de situação explica porque a gesticulação é tão importante e esta comunicação é difícil de ser manipulada, pois evidencia uma pessoa que mente ou um ator que representa um papel: por mais que represente bem e demonstre capacidade, sabemos que uma reação verdadeira apresenta outro tipo de manifestação.

Portanto, a gesticulação é um meio eficaz para compreender em boa parte os aspectos que as pessoas manifestam sobre elas mesmas. Dada a dificuldade de ser manipulada, ela expressa muito de nós mesmos, embora não notemos em um primeiro momento. É importante entender se estes fenômenos apresentam algum tipo de atividade relacionada com a comunicação interpessoal. Também pode ser útil em entrevistas de trabalho, onde se busca conhecer profundamente o possível candidato e não apenas por um currículo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: