Gestão - Conceito, o que é, Significado

GestaoDenomina-se gestão a uma boa administração dos recursos de uma organização, como por exemplo, empresas, órgãos públicos, órgãos não governamentais, etc. O termo gestão abrange a uma longa lista de atividades, mas que sempre foca na utilização eficiente destes recursos à medida que deve maximizar seus rendimentos.

O primeiro ponto a ser considerado é a gestão dentro de um importante agente econômico, como é a empresa. Nela existe pessoal especializado para a tomada de decisões que acarreta em não comprometer os recursos existentes. Assim, o papel da gerência gira em torno de um planejamento acertado para responder às necessidades da organização, decisões que consomem o mínimo de recursos econômicos e que devem maximizar os benefícios obtidos.

Outra área crucial da correta administração de recursos é o setor publico. O estado arrecada dinheiro através dos impostos cobrados aos contribuintes e esta coleta deve ser correspondida com bens e serviços à sociedade, onde o mercado por algum motivo não pode atender. Assim, por exemplo, deve proporcionar educação e saúde a quem não tem condições econômicas. Por outro lado, toda esta coleta de recursos tenta prejudicar o menos possível o conjunto da população produtiva.

Finalmente, outra área da gestão que costuma ser imprescindível são as organizações não governamentais. Elas se caracterizam por prestar serviços a determinados grupos sociais, geralmente com dificuldades econômicas; em definitivo, elas são um complemento ao papel do estado. Também obtêm recursos de doações realizadas pelo setor privado ou de atribuições do setor público. Novamente, sua renda pode variar ao longo do tempo, de modo que uma boa gestão se torna imprescindível e traz consigo o papel da organização, a fim de obter subsídios para seu funcionamento.

Dada esta importância atribuída a uma boa administração dos recursos em função das necessidades de diferentes tipos de organizações, existem diversas orientações na educação superior que procuram dar uma resposta a estas necessidades. Assim, a oferta educativa oferece carreiras de administração orientadas aos vários tipos de organizações destacadas. É sem dúvidas uma mostra perfeita da importância que o mercado atribui ao papel de gerenciar adequadamente um agente econômico.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: