Gestão Social - Conceito, o que é, Significado

O conceito gestão está relacionado geralmente ao campo empresarial e assim se fala de gestão comercial ou gestão dos recursos humanos. Entretanto, na sociedade existe a gestão social, um conceito criado nos últimos anos para se referir a uma formação acadêmica específica com clara projeção social, a gestão social.

Os estudos de gestão social

Este tipo de formação universitária é conhecido com vários termos, sendo que Planejamento e Gestão Social está entre os mais usados, podendo ser aplicado na modalidade de graduação ou pós-graduação.

Estes estudos se enquadram no campo dos serviços sociais próprios da administração pública e como resposta à complexa realidade social com assuntos relacionados à marginalização, exclusão, sustentabilidade ou igualdade de oportunidades.

Em relação aos planos de estudo, estes contêm áreas como gerência social, planejamento e programação social, despesas sociais, sustentabilidade do estado de bem-estar e das políticas publicas, entre outras.

As principais bases da gestão social

Além das áreas especificas e dos seus conteúdos, deve-se entender os estudos de gestão social dentro de um quadro complexo que interage com a dimensão política, econômica e social do ser humano.

Uma gestão social eficaz envolve o conhecimento dos direitos sociais e do sistema público que os administra.

As políticas educativas, as pensões e a realidade trabalhista são também aspectos essenciais da gestão social

Do ponto de vista da metodologia, estes estudos estão associados a uma série de indicadores sociais que permitem avaliar a pobreza, a vulnerabilidade social ou medir as necessidades materiais e não materiais da cidadania.

Um gestor social deve elaborar e analisar projetos sociais com o fim de transformar alguns aspectos da realidade. Para isso, é necessário abordar a questão do financiamento e do gasto social, além de paralelamente dirigir os principais parâmetros da sociologia.

A figura do gestor social não deve ser entendida como uma profissão burocrática ou de foco simplesmente teórico, já que o objetivo desta profissão está repleto de valores éticos tais como a justiça social, o compromisso com os mais desfavorecidos e a luta contra as desigualdades.

Imagem: Fotolia - Roman Bodnarchuk

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: