Geosfera - Conceito, o que é, Significado

of the EarthA geosfera faz parte da geologia e é um ramo que estuda as diferentes estruturas que formam a Terra.

A parte mais superficial da Terra é a crosta terrestre que se divide em continental (o mineral mais comum é o granito) e oceânica (o mineral mais comum é o basalto).

Abaixo da crosta podemos encontrar um manto que ocupa ¾ do volume da Terra, o aumento da temperatura é notável, sendo o oxigênio, o ferro e o silício os elementos mais característicos.

Na parte mais profunda da Terra está o núcleo, onde as temperaturas se encontram aproximadamente a 5000 graus centígrados e os minerais mais encontrados são o ferro e o níquel.

A Terra conta com duas formas de energia: a interna que produz os movimentos continentais e os terremotos, assim como a externa que está relacionada ao calor do Sol e à gravidade.

O conhecimento do interior da Terra

Os cientistas conhecem as características das estruturas internas de nosso planeta de várias maneiras. Uma parte através de alguns fenômenos naturais (erupções vulcânicas e terremotos) ou alguns procedimentos artificiais como as perfurações petrolíferas. Uma parte da informação obtida é indireta: o magnetismo ou a informação dos sismógrafos.

Possíveis riscos

Frequentemente aparecem notícias sobre catástrofes que têm relação com as estruturas terrestres, ou seja, com a geosfera. Nem todos os riscos são iguais, mas podemos citar três tipos diferentes: os provocados pela ação do homem (acidentes radioativos, contaminação do solo ou marés negras pelo derramamento de petróleo no mar); os riscos naturais (seca, enchentes e terremotos). Com uma menor frequência podem acontecer riscos de origem externa (impacto de meteoritos ou variação na atividade solar).

O risco mais temido é o terremoto, este acontece devido à liberação de uma grande quantidade de energia (as ondas sísmicas). Estas ondas possuem importante informação sobre a estrutura interna da Terra, mais especificamente o hipocentro

Atualmente, a comunidade científica que estuda a geosfera tenta conhecer os movimentos sísmicos para chegar a um registro histórico. Este registro possui informações úteis para que possam ser previstos os sismos e reduzir as consequências.

Imagem: iStock. frentusha

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: