Gastronomia - Conceito, o que é, Significado

chef decorating dessertDenomina-se gastronomia à atividade que é responsável pela preparação dos alimentos através de um processo cultural. De fato, este tipo de processo vai além da preparação dos alimentos e da nutrição, tentando dar a cada prato um toque artístico para cada preparação. A gastronomia, muitas vezes, expressa na comida uma determinada região ou país. Assim, pode-se dizer que a maneira de conhecer uma região é provando seus pratos, pois representa de certa forma, o modo de vida dos seus habitantes. A gastronomia foi representada até mesmo na antiguidade, na medida em que cada sociedade possuía diferentes pratos e suas práticas relacionadas à alimentação eram tratadas como um fenômeno social. No entanto, pode-se dizer que com o passar do tempo foi aperfeiçoando-se e adquirindo novas dimensões.

A gastronomia tem vários aspectos que incorporam todo o processo que envolve a alimentação. Pode-se dizer que este aspecto se transforma em um fenômeno cultural, assim como enfatiza a preparação de alimentos e também se coloca no processo social que envolve o sentar-se à mesa para comer. Assim, a gastronomia costuma associar um lugar para desfrutar a comida e interagir socialmente. Simultaneamente, desenvolver outros serviços como a preparação da mesa, remover utensílios já utilizados, etc. É por isso que esta atividade deve enquadrar-se sempre como um processo que tem muita relação com a forma de como os alimentos são preparados, mas que também vai além deste tipo de circunstância.

A forma de como se preparam os alimentos tem uma estreita relação com os produtos da região e também com a sua história. Assim, por exemplo, existem determinadas receitas que se explicam em boa parte pela abundância ou escassez de um determinado ingrediente em uma região ou em um momento histórico. O mesmo pode-se dizer das bebidas consumidas por estas regiões ou países. E finalmente, o mais importante, esta preparação é desenvolvida com a finalidade de alcançar um universo artístico, uma forma de apresentar os pratos e harmonizar os sabores, sendo uma forma de agradar não somente o paladar, mas também a visão e o olfato, de tal modo que a experiência seja a melhor.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: