Futurismo - Conceito, o que é, Significado

No início do século XX, o mundo da arte viveu uma autêntica revolução. Surgiu uma série de movimentos de vanguarda que influenciou a maioria dos estilos artísticos. Um destes movimentos vanguardistas foi o futurismo, iniciado na Itália por Filippo Tommaso Marinetti, autor do ilustre Manifesto Futurista, publicado em 1909, em um dos períodos mais prestigiosos da Europa, Le Fígaro.

O futurismo não apareceu de forma espontânea, pois o mundo ocidental vivia um período de otimismo: o automóvel explodiu nas cidades, o cinema era um espetáculo de massa e os grandes exploradores chegavam a todos os lugares do planeta. Parecia que o homem se projetava rumo a um futuro esperançoso. E esta ideia de um futuro de plenitude é o elemento essencial do Futurismo.

No campo da literatura, o futurismo propõe que a linguagem esteja aberta à ideia de mudança e à criação de novos termos que se conectem com a modernidade

Fugir das formas decadentes, tradicionais e do espírito melancólico de outros estilos como o romântico. São exaltadas ideias que normalmente eram ignoradas pela criação literária: a potência das máquinas, a velocidade ou as novas invenções técnicas. Há uma reivindicação da força como ideia transformadora, assim este aspecto formal se concretizou posteriormente quando alguns escritores futuristas expressaram sua simpatia pelo fascismo liderado por Mussolini.

Os vínculos entre o futurismo e o fascismo têm despertado polêmica entre os estudiosos da literatura

Neste sentido, não se pode esquecer que os textos de Marinetti depreciavam o feminismo e o moralismo, assim como os museus e as livrarias, símbolos de um passado que considerava ultrapassado.

Além do debate cultural e da conexão política de alguns autores e seguidores do futurismo, é evidente que esta corrente não se limitou apenas à poesia como outras manifestações vanguardistas, mas também às diversas artes que influenciaram seu espírito: a fotografia, a escultura, a cenografia e mais particularmente o teatro, introduzindo um foco experimental realmente novo.

O futurismo serviu de inspiração a outras correntes. Na Espanha, Ramon Gomez de la Serna foi o escritor que veio a conhecer a obra de Marinetti em ambientes vanguardistas. Além disso, teve uma influencia notável no ultraismo espanhol e latino-americano. Seus ideais estéticos foram acolhidos também por outras disciplinas, por exemplo, o desenho gráfico.

Imagem: iStock. gremlin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: