Freelancer - Conceito, o que é, Significado

FreelancerA palavra freelancer é um anglicismo que nos últimos anos tem se popularizado em outros idiomas. Pode ser traduzida como trabalhador independente ou autônomo.

Desta forma, quando alguém trabalha como freelancer sua atividade de trabalho não depende de uma empresa, é você mesmo quem administra e organiza o seu próprio trabalho.

Geralmente, o freelancer recebe a tarefa de realizar uma atividade e cobra por ele no final do trabalho, independentemente do tempo utilizado para isso. Este procedimento pode ter algumas modificações, já que excepcionalmente estes profissionais incluem o conceito de tempo empregado como variável e que afeta a sua remuneração.

O novo paradigma de trabalho

A realidade do trabalho tem mudado substancialmente nos últimos anos. As novas tecnologias da comunicação (as conhecidas TICs) oferecem um campo de atuação absolutamente novo.

Muitos profissionais de qualquer área orientam sua carreira de trabalho como freelancer. Esta circunstância permite uma autonomia e uma flexibilidade maior.

O fenômeno que tem criado este novo marco de referência é a globalização

O freelancer não precisa trabalhar em um ambiente profissional tradicional, mas pode trabalhar em sua própria casa ou escritório, estabelecendo contatos através da rede. Um freelancer dedicado ao desenho gráfico e que mora em qualquer outro país tem a opção de trabalhar para uma empresa de dentro de sua casa. Por exemplo, morar em Bogotá e trabalhar para uma empresa de Barcelona.

A atividade de um freelancer está ligada especialmente às profissões cuja importância está relacionada à criatividade de trabalhos como publicitário, fotógrafo, jornalista, tradutor ou escritor.

O freelancer é um profissional que pode ser atrativo para algumas empresas, uma vez que desta maneira muitas delas reduzem os custos de trabalho de forma considerável. Por outro lado, as novas tecnologias permitem uma comunicação natural.

O conceito clássico de trabalho fixo está em crise e esta situação tem incentivado a necessidade de abrir novos caminhos. Atualmente, o trabalho como freelancer é um dos rumos profissionais com maior potencial.

A liberdade é a característica principal deste tipo de trabalho, já a incerteza é provavelmente o maior dos inconvenientes. As vantagens e desvantagens deste novo modelo são discutíveis. Alguns enfatizam que o contato pessoal e direto está desaparecendo, mas há um fato evidente e incontestável: as novas tecnologias não são uma moda passageira, são ferramentas atuais que servem para estabelecer a comunicação entre os indivíduos. Assim, o freelancer é uma modalidade profissional que se conecta cem por cento com as atuais coordenadas.

Imagem: iStock - teksomolika

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: