Fracasso - Conceito, o que é, Significado

Fracasso

Chamamos de fracasso à falha que se refere à concretização de metas pré-estabelecidas. No entanto, na circunstância humana, o fracasso é muito comum em qualquer disciplina em que a constância se torna necessária. Há muitas áreas em que uma pessoa pode fracassar, sendo algumas mais dolorosas que outras em função de sua importância.

A sociedade contemporânea parece ter uma aversão considerável ao fracasso, de modo que promove de forma constante o sucesso em toda atividade realizada. No entanto, quando se faz um estudo detalhado do desempenho de um indivíduo em qualquer atividade, se observa que ele sempre lida com limitações e fracassos ao longo da carreira, até desenvolver uma estabilidade mental para facilitar suas conquistas.

Além das considerações sociais e culturais, o certo é que existe uma predisposição natural à evasão do fracasso e à busca do sucesso. Na verdade, vários estudos realizados mostram que diante dos estímulos de fracasso ou sucesso envolve todo o cérebro. Esta intervenção do cérebro se justifica na grande aprendizagem que estas circunstâncias causam no homem. Este tipo de resultado pode explicar a causa de uma série de vícios ou comportamentos autodestrutivos, criando a possibilidade de dar lugar a tratamentos altamente eficientes.

É importante evitar que os fracassos gerem uma reação de paralisia na atividade humana. Deve sempre ser considerada como uma possibilidade de aprendizagem que servirá no futuro para evitar erros e criar soluções em relação aos próprios problemas como também dos outros. O problema surge quando acontece de criança e não há elementos suficientes para racionalizar o processo. Desta forma, é muito comum falar de fracasso escolar em crianças e adolescentes no que se refere à falta de resultados positivos em seus estudos. Nestes casos, uma sequência de resultados adversos pode desmoralizar os estudantes e fazer com que eles se sintam pouco eficientes em uma determinada matéria ou disciplina, situação que realmente pode estar longe da realidade. Basta recordar que os pais de Albert Einstein temiam que seu filho sofresse de algum retardo mental.

Como dito anteriormente, os fracassos não são mais do que oportunidades que servem para aprender as habilidades necessárias para garantir melhores resultados no futuro. De fato, a perseverança deve ser vista como um valor a desenvolver para resolver certos problemas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: