Fórum - Conceito, o que é, Significado

ForumDenomina-se fórum ao espaço de troca opiniões sobre assuntos de interesse a todos. Ele está baseado na noção de liberdade para expressar opiniões pessoais, na possibilidade de debate entre pessoas com a finalidade de chegar a uma determinada conclusão e na existência de algum sistema de moderação que sirva de intermediário ou censor de grosserias. No entanto, esta área de discussão teve sua origem no passado onde se trocavam bens e serviços, e por onde se desenvolviam os negócios e a vida comunitária em geral.

O fórum era uma praça pública que as cidades romanas possuíam. Ele se localizava em uma das entradas da cidade ou em suas redondezas (daí que seu nome fórum deriva de “fuera” do latim). Em frente ao fórum estavam os lugares mais importantes da cidade. Após a construção das cidades, não havia um planejamento específico para o fórum. No entanto, quando a cidade era planejada, havia um espaço destinado e significativo para o estabelecimento do fórum. No caso de Roma, existia um caminho que ligava este espaço ao Coliseu denominado Via Sacra.

A partir do estabelecimento do fórum romano, entende-se a aceitação do termo nos dias de hoje. O fórum é um lugar onde as pessoas trocam opiniões e de certa forma é uma maneira de socialização. Em assuntos onde existem tópicos de interesse público, o fórum funciona como um espaço de concentração de indivíduos capazes de agregar valor a estes temas. O fórum se articula da mesma forma que uma interação de opiniões trata de diversos problemas, de propor soluções, de comunicar expectativas e temores, etc.

Dada a dimensão do papel de um fórum, na atualidade e graças ao desenvolvimento da web podem ser vistas expressões virtuais deste tipo. Assim, dentro desta nova área, o fórum mostra um espaço onde as pessoas interagem, debatem, trocam opiniões e experiências; tudo dentro do mundo virtual que a rede oferece. Sem dúvida é uma forma de possibilitar a expressão e a troca de opiniões entre pessoas de diferentes zonas geográficas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: