Formicofilia - Conceito, o que é, Significado

A formicofilia é uma prática sexual bem peculiar. Consiste em obter excitação e prazer através de pequenos animais que percorrem o corpo, especialmente nas zonas erógenas como os genitais ou mamilos e, em alguns casos, o prazer consiste em introduzir esses animais em algum orifício do corpo. Esta tendência sexual é realizada preferentemente com animais como as formigas, mas também com lesmas ou caracóis.

A formicofilia é uma das parafilias mais particulares

As parafilias são tendências sexuais em que o prazer erótico não é obtido através do coito convencional, mas sim através de outros estímulos. Na formicofilia não há um ato sexual explícito, o elemento de prazer está baseado na sensação tátil e na excitação que esses pequenos animais causam por percorrer o corpo e provocar a famosa “cosquinha” (diminutivo de cócegas).

A formicofilia é parecida com a zoofilia, mas são diferentes. Assim, em ambas os animais são os estimuladores sexuais, mas na zoofilia há um contato sexual explícito, o que não acontece com formicofilia.

Embora a formicofilia se refira a qualquer animal de tamanho pequeno, há uma variante específica, a aracnofilia, ou seja, a fixação sexual por aranhas

Outra modalidade sexual relacionada à formicolilia é a conhecida como Genki-genki, uma prática sexual típica do Japão, que consiste na excitação das mulheres por estar rodeadas e cobertas de pequenos animais.

Do ponto de vista da saúde, a formicofilia é considerada uma fixação sexual perigosa, pois o contato físico com animais pode provocar diversas doenças. A partir da perspectiva da psicologia, as pessoas com esta tendência sexual ou os casos de zoofilia podem obedecer a uma personalidade esquizofrênica.

O mundo das parafilias

A sexualidade humana vai além das preliminares e do posterior coito entre duas pessoas. Prova disso é o vasto leque de fixações sexuais atípicas. A misofilia consiste em excitar-se quando cheira uma roupa suada. Na urofilia o prazer está na urina, já a coprofilia através das fezes.

Quando uma pessoa se estimula sexualmente fazendo chamadas obscenas, trata-se de um caso de escatologia telefônica. A emetofilia consiste no prazer através do vômito. Outra das curiosidades sexuais mais peculiares está na necrofilia ou atração sexual por cadáveres.

No mundo das parafilias há fixações para todos os gostos. Algumas são inofensivas (por exemplo, a acrofilia se baseia na estimulação sexual pelo parceiro que é muito alto), outras são perigosas (como o sadismo extremo) e em alguns casos as parafilias são consideradas diretamente como aberrações sexuais (a necrofilia é provavelmente a parafilia mais rejeitada socialmente).

Imagem: Fotolia. olgaosa

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: