Formato - Conceito, o que é, Significado

FormatoA palavra formato tem vários significados. De maneira geral se refere a um conjunto de características técnicas.

Um dos seus usos mais frequentes é aquele que se refere às medidas de um impresso, de uma folha de papel, de um quadro, etc. Neste caso, utiliza as características de suas dimensões.

Além disso, pode ter outro significado que não tem nada a ver com o anterior, por exemplo, o formato jornalístico. Neste caso o termo formato serve para definir as características técnicas e de apresentação própria de uma publicação.

Este último significado também é usado no mesmo sentido com a indústria audiovisual e musical, inclusive, de maneira mais estendida nas artes cênicas, onde o formato é praticamente um sinônimo de gênero artístico.

Formato informático

De qualquer forma, nos últimos tempos, a palavra formato tem sido mais usada no mundo da informática, mesmo com a existência dos outros significados.

Desta maneira, em primeiro lugar, há o formato de um disco, que é a forma pela qual se distribuem os dados no disco. Neste caso, é possível diferenciar entre dos tipos de formato: o lógico e o físico.

Também é possível falar do formato de um arquivo como uma forma particular de codificar a informação para seu armazenamento

Há uma infinidade de formatos segundo o tipo de informação que se quer guardar: formatos de áudio (mp3), formatos de vídeo (AVI), formatos gráficos (JPEG), formatos de documentos (PDF), etc. Uma das maiores vantagens destes formatos digitais é que, diferentemente dos meios analógicos, permitem armazenar em um espaço reduzido grandes quantidades de arquivos.

Finalmente, também utilizamos a palavra formato quando queremos falar das características e dos detalhes de um objeto digital. Um exemplo simples deste uso são os documentos de texto, na qual o formato inclui o tipo de letra, as cores, adiciona imagens, etc.

O mundo da informática também está relacionado com o formato aberto

Trata-se de especificações para armazenar dados digitais que habitualmente são publicadas por organizações de padrões abertos e livres de restrições, tanto de maneira econômica como de uso legal.

O formato aberto pode ser usado de forma livre tanto em programas livres como privados, permitindo as licenças específicas de cada uma.

Imagem: iStock. Stephan Zabel

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: