Força de Vontade - Conceito, o que é, Significado

A mente humana tem várias capacidades, entre elas: o entendimento para compreender, a imaginação para projetar ideias e a vontade em si. A principal ideia da vontade humana expressa a capacidade de enfrentar a realidade (os problemas, os desafios e as circunstâncias da vida).

Normalmente o conceito vontade está associado a outro, a ideia de força. A força é um termo da física, mas que pode ultrapassar o ser humano de maneira que se fale de força de vontade.

Costuma-se dizer que uma pessoa tem esta condição quando tem energia e determinação para enfrentar um desafio pessoal

Em circunstâncias favoráveis, a força de vontade não tem nenhum papel relevante. Em compensação, se nos encontramos diante de uma situação difícil, é necessário iniciar um mecanismo interno que sirva para combater tal dificuldade. E esse mecanismo é justamente a força de vontade.

Esta capacidade tem algumas características

Uma delas consiste em assumir a luta pessoal contra aquilo que apresenta uma força oposta (a preguiça ou a comodidade age como inclinações contrárias à força de vontade). Por outro lado, é necessária a constância e a determinação, ou seja, não se deixar vencer com facilidade diante de qualquer adversidade, além de evitar as distrações ou desculpas, pois ambos são aspectos que podem enfraquecer a energia interior.

Segundo os especialistas em comportamento humano, a força de vontade não é uma qualidade espontânea ou natural, mas que pode ser possível treiná-la.

Em qualquer circunstância que se coloque em prática a força de vontade existe um mecanismo complementar: a motivação. Desta forma, ativa-se uma energia ou uma força interior a partir da motivação suficiente, assim, consideramos um projeto que vale a pena e nos colocamos dispostos a sacrificar por ele.

A força de vontade tem certo componente espiritual, pois não se pode medir de maneira alguma nem avaliá-la a partir de uma perspectiva objetiva ou cientifica (como acontece com a inteligência que é possível avaliar). Apesar disso, é um conceito que expressa a vitalidade humana, sua capacidade de transformar algo e de combater a resignação.

Por último, podemos afirmar que é um antídoto contra a fraqueza, uma ferramenta para superar os obstáculos e uma estratégia para conseguir a satisfação pessoal.

Imagem: iStock - VladimirFLoyd

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: