Folha de Cálculo - Conceito, o que é, Significado

A folha de cálculo, também chamada de planilha de cálculo, é uma ferramenta informática que serve para realizar cálculos, operações lógicas e gerenciamento de dados. É apresentado ao usuário como um conjunto de columas e filas identificadas por letras e números respectivamente e que vão formando células. Seu uso é orientado especialmente a atividades que exigem a manipulação de muitos cálculos em paralelo.

As operações básicas que uma folha de cálculo pode utilizar são: a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão. No entanto, existe uma grande variedade de possibilidades no que se diz respeito a funções que simplificam um grande conjunto de cálculos mais complexos. Através da aspa, por exemplo, é possível ter a média de um conjunto de valores de maneira simples. Enquanto na gestão de dados, é possível realizar uma busca de padrões que possibilita unir dados de planilhas diferentes.

Do ponto de vista lógico, uma planilha de cálculo permite a realização de pequenos programas em relação ao gerenciamento de cálculos e dados. Assim, são comuns diversas operações lógicas tais como a adição, separação, condição, etc. Graças a esta versatilidade é possível realizar atividades que utilizam um grande conjunto de variáveis.

Em relação aos dados, as folhas de cálculo atuais permitem uma consulta a diferentes mecanismos de banco de dados. Isto permite o cruzamento de dados entre diferentes tabelas, trabalhar com eles, etc.

A planilha de cálculo é uma invenção que já existe há décadas. Foram muitas as variantes existentes sobre programas encarregados de sua execução, alguns com mais sucesso do que outros. No entanto, foi o Excel, uma implementação da Microsoft, responsável por popularizar este tipo de ferramenta. Na verdade, a adesão de um pacote como o Office em todo o escritório foi a maior conquista realizada e surpreendente. Graças a esta popularidade, o uso desta ferramenta também se expandiu e significou uma melhora no tempo utilizado para determinado tipo de ocupação.

O uso da folha de cálculo tem sido uma contribuição extremamente importante para um escritório, o que permite simplificar uma série de tarefas que antes eram tediosas e difíceis de refazer, assim que um erro inesperado estivesse presente. É sem dúvida um grande salto de produtividade na área. No futuro, com certeza, terá novas características de relevância.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: