Flutuação - Conceito, o que é, Significado

Flutuação é a variação de um parâmetro em relação a algo. Assim, a ideia de flutuação consiste necessariamente na mudança de uma realidade. Além deste conceito de mudança, o fator tempo também desempenha um papel importante, já que as modificações produzidas se encontram dentro de um período temporal.

Vamos analisar dois exemplos concretos. A posição de uma equipe de futebol na tabela de classificação durante um campeonato é variável, consequentemente, há uma flutuação ao longo da mesma. Quando se estuda a temperatura de um lugar ao longo de um período também é chamado de flutuante.

O conceito flutuação é aplicado em valores específicos como numa posição, na temperatura, na quantidade de dinheiro e em tudo aquilo que pode ser medido ou apresentado de maneira mutável.

A área econômica cita a flutuação de divisas, na qual o valor de uma moeda varia em relação à outra de forma periódica

Este termo também é aplicado no sentido contábil, mais especificamente para expressar a diferença entre o que está sendo contabilizado teoricamente e as existências reais, por exemplo, determinadas mercadorias.

Em qualquer circunstância, a flutuação pode ser regular e estável (vamos pensar em um estudo estatístico que determina a mudança de algo entre certos valores específicos) ou de tipo irregular, onde as variações não apresentam nenhum padrão e há oscilações com uma evidente instabilidade.

O conceito flutuação apresenta várias aplicações, tanto práticas como teóricas

Do ponto de vista sociológico, são realizados estudos sobre o comportamento eleitoral dos partidos políticos, onde é preciso analisar a evolução e a transformação de um aspecto, por exemplo, o número de votos. Quando se estuda uma população, é imprescindível analisar quais são as flutuações em relação a diversos aspectos como nascimento, óbitos, distribuição por idade, etc.

Os dados observados em qualquer flutuação têm uma finalidade bem definida: facilitar a informação. Este elemento é necessário para poder realizar uma predição adequada, isto é, para projetar aquilo que previsivelmente vai acontecer em função do que tem ocorrido no passado.

De qualquer forma, a flutuação de algo nem sempre proporciona uma informação inquestionável. É o que acontece com a mudança de temperatura do nosso planeta. Para alguns, este tipo de flutuação obedece a uma mudança climática na qual o ser humano é responsável, enquanto que para outros a oscilação da temperatura é totalmente natural.

Imagem: iStock. Daniel Baumgartner

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: